13 principais características dos gatos

Os gatos, que pertencem à família Felidae, estão entre os menores carnívoros que os humanos protegem. Suas garras retráteis são extremamente importantes, permitindo que mantenham o equilíbrio, agarrem suas presas e se defendam de predadores.

Os caninos afiados que os gatos domésticos receberam de seus ancestrais selvagens podem ser vistos em seu crânio, o que é uma das indicações óbvias de um gato doméstico.

Mesmo gatos bonitos podem ser predadores engenhosos, graças à sua audição e cheiro aprimorados. Eles foram um dos primeiros animais domesticados.

As 13 características mais importantes dos gatos

Os gatos têm características físicas, comportamentais e até sensoriais distintas. Embora a maioria das pessoas consiga reconhecer um gato doméstico ao encontrar um, existem algumas técnicas importantes para saber se um animal é inequivocamente um gato.

Animais de sangue quente

Os gatos pertencem à família dos mamíferos, o que significa que eles compartilham muitas das mesmas características de outros mamíferos. Eles têm pelos, nascem vivos e, como recém-nascidos, amamentam o leite dos seus corpos.

Garras que se retraem

As garras de um gato são uma característica bastante distinta de sua pata. As garras ficam escondidas sob o pelo e a pele quando o animal está calmo.

Eles estão presentes ao redor das almofadas dos dedos, e não na parte superior, para evitar que se desgastem ao caminhar. Cada uma das patas dianteiras tem cinco garras, porém as patas traseiras têm apenas quatro garras.

Caçadores solitários, mas animais gregários

Os gatos são caçadores solitários que procuram suas presas por conta própria (embora haja pouca necessidade de caça quando os proprietários os alimentam).

Esses gatos, por outro lado, preferem estar rodeados de outros gatos, humanos e até outros animais, e o fazem com tremenda devoção. Além disso, as mães costumam ser muito protetoras com seus filhos.

Expressividade verbal além da infância

O alcance vocal de muitos mamíferos é limitado à medida que envelhecem, no entanto, este não é o caso dos gatos.

Seu miado é biologicamente destinado a imitar os sons feitos por um bebê recém-nascido, provocando uma resposta emocional de seus donos.

Surpreendentemente, esse desejo de conquistar a afeição de seus donos pode fazer com que eles tenham inveja de qualquer novo gatinho na família.

Nascimento dos gatos

Os gatinhos nascem quando uma gata dá à luz a filhotes vivos. A mãe costuma comer o saco amniótico em que os gatinhos nascem. Os gatinhos devem ser alimentados por suas mães até atingirem a idade de 8 semanas.

Reflexos rápidos

A habilidade do gato de cair de pé é talvez uma de suas características mais notáveis. Esses animais irão torcer seus corpos para pousar sobre as patas, mesmo que caiam de uma altura de aproximadamente 3 metros.

Os gatos têm a mesma reação de correção toda vez que caem e podem restaurar sua posição a menos de um metro do solo.

Visão dos gatos

O tapetum lucidum no olho do gato permite que ele veja qualquer coisa no escuro, exigindo apenas 15 a 20% da luz que os humanos usam para ver o mesmo item.

Quando um gato absorve mais luz, suas pupilas podem crescer e cobrir toda a superfície exposta. Seus olhos não se abrem até que eles tenham cerca de uma semana de idade, como gatinhos, no entanto, sua visão pode levar mais tempo para melhorar.

Embora os gatos não sejam completamente daltônicos, a maioria deles só consegue perceber o azul e o amarelo com clareza. A capacidade de distinguir entre vermelho e verde é severamente limitada.

Aumento dos sentidos de audição e olfato

Os gatos podem ouvir uma ampla gama de ruídos, de 500 Hz a 32 kHz (comparativamente, uma pessoa média ouve de 20 Hz a 15 kHz). O crescimento do bulbo olfatório e da mucosa confere-lhes um olfato mais aprimorado.

Apesar do focinho pequeno, eles têm sensibilidade elevada aos feromônios, o que pode afetar seu comportamento social e sexual.

Dentes afiados

Os progenitores dos gatos domésticos moldaram seus crânios dramaticamente, resultando em uma mandíbula especializada com dois longos dentes caninos.

Os dentes dos animais domésticos são substancialmente menores, uma vez que não precisam mais comer e matar suas presas. Seus molares, por mais afiados que sejam os dentes, raramente são usados ​​para mastigar alimentos.

Carnívoros

A dieta de um gato consiste principalmente de carne, com pelo menos dois gramas de proteína necessários todos os dias. Essa quantidade varia de acordo com o peso e a idade do gato.

Apesar do fato de os gatos serem carnívoros, muitas plantas e vegetais domésticos comuns podem ser prejudiciais se consumidos.

Caminhada digitígrada

Os gatos andam sobre as quatro patas e se equilibram na ponta dos pés. As pernas de cada lado do corpo se movem em uníssono, permitindo-lhes perseguir a presa em silêncio e evitar serem avistados.

Papilas em forma de gancho na língua

Os ganchos voltados para trás da língua são importantes na existência de um gato, uma vez que são utilizados para auto-limpeza.

Pelo dos gatos

O pelo, que é feito de queratina (uma proteína importante no cabelo), se acumula no estômago e faz com que o gato vomite o pelo.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário