Quer dizer que você gostaria de ter uma ave silvestre em casa, é isso? Então, se prepare lendo nosso artigo onde detalhamos tudo!
Saiba tudo a respeito das aves silvestres! Descubra o que elas comem, tempo de vida e muitos outros detalhes com orientações de especialista.
Tudo que precisa saber para ter aves silvestres em casa
Você já pensou em manter um pássaro como animal de estimação?
Além de extremamente sociáveis, são excelentes companheiros para quem deseja um animal de estimação.
É uma ótima indicação, principalmente se não tem tempo para passear, como os cães, ou se sofre de alergias, coisa comum para quem tem gatos.
Se você está pensando em ter um pássaro de estimação, o único método legal para fazê-lo é adquirindo um de um criador especializado.
É altamente aconselhável que procure uma loja autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).
Dessa forma, você não está promovendo o comércio ilícito de animais e espécies ameaçadas de extinção.
“Lembre-se, nunca tire um pássaro de seu habitat natural para mantê-lo como animal de estimação. Adquira sempre de fonte confiável”, aconselha Carlos Moraes, veterinário especializado em animais silvestres.
Abordamos algumas das perguntas mais frequentes, para lhe ajudar com as respostas antes de comprar ou adotar um animal de estimação.
Saiba ainda: Qual o preço do Samoieda filhote – Além dos cuidados necessários
Espaço necessário para as aves silvestres
Se você está pensando em possuir tal ave, uma extensa pesquisa é necessária primeiro.
Isso elimina a frustração futura e, em alguns casos, a necessidade do criador de doação ou abandono.
Um detalhe: quando deixamos um animal estranho na natureza por não ser um membro de nossa fauna, perturbamos o equilíbrio do ecossistema.
Criadores geralmente preferem pássaros exóticos (aqueles que não são nativos da fauna brasileira).
O canário belga, o periquito australiano, a cacatua e a caturra são os mais populares.
Em termos de espaço, o especialista observa que varia de acordo com o tamanho da ave. “Um canário belga, por exemplo, ocupa menos espaço do que uma cacatua”, diz ele.
“A questão é ter empatia com qualquer pássaro que você tenha. Por exemplo, será que você se contentaria em morar no ‘apartamento’ que seu pássaro tem? ”Ele pergunta.
Veja mais: Saiba o que cachorro pode comer – Confira lista com 50 alimentos!
Opção para criar as aves em espaço aberto
Outro método de criar esses animais é mantê-los em uma área aberta. Para isso, é necessário manter o aparamento de asas adequado e atualizado, realizado por um veterinário, para garantir que a ave não escape.
“O animal domesticado não consegue sobreviver na natureza por conta de sua humanização.
Outro ponto crítico a sublinhar é que o corte da asa serve para evitar que o animal voe muito alto.
A ideia é que o pássaro voe a baixa altitude e sem colapso, o que elimina danos à musculatura peitoral ou fratura de bico, típicas das consultas”, afirma.
Se a ave não for criada ao ar livre, é necessária a limpeza diária do recinto em que reside (gaiola ou aviário).
Confira aqui: Saiba tudo do Coelho Nova Zelândia – Confira preço e cuidados!
No mínimo, uma vez por semana, faça uma limpeza completa do local, que inclui a remoção da ave e a limpeza dos poleiros, das caixas, do chão e do fundo da gaiola.
Isso pode ser feito desinfetando a área com materiais especializados e aguardando o período de secagem para o retorno da ave ao local.
Comida correta para aves silvestres
Junto com o espaço, as dietas dos pássaros variam de acordo com as espécies. Os alimentos já estão disponíveis em uma variedade de varejistas especializados.
É semelhante à comida de cachorro e gato (em forma de pellet), mas com tamanhos diferentes para cada animal.
“As sementes também devem ser fornecidas de forma adequada para a ave, evitando compras a granel devido ao potencial de fungos que crescem nos grãos, que podem ser prejudiciais às aves. E para corujas e gaviões, a alimentação é baseada na carne, por serem carnívoros , “Explica Moraes.
Leia também: Curiosidades: Será que as salamandras são venenosas?
Cuidado e comportamento veterinário
Não existe uma regra universalmente aplicável quando se trata de pássaros. Alguns são bastante tagarelas e barulhentos, enquanto outros cantam continuamente ao longo do dia.
Outros são mais isolados e silenciosos. Existem várias espécies e é fundamental compreender cada uma delas.
Portanto, antes de selecionar uma espécie, é fundamental realizar pesquisas sobre seu comportamento.
A regra geral é que você deve levar a ave ao veterinário a cada seis meses. Uma ave bem cuidada pode viver até 80 anos.
“É preciso entender que ele não sobreviverá sem a sua ajuda; consequentemente, cada cuidado com cada ave é único, e eles dependem inteiramente de seu responsável”, conclui.
Então, gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso a essas importantes informações!
Veja ainda: Você sabe a quantidade de ração para gato? Veja como calcular