Cachorros e gatos possuem uma grande variedade de pelagens devido à diversidade da natureza.
Cada um adiciona a beleza distinta da raça, fazendo com que os tutores se apaixonem ainda mais por seus animais de estimação.
Fique atento, pois iremos mostrar informações úteis se você for daqueles que gostam de deixar o animal de estimação ainda mais adorável, com penteados e cortes de pelo exclusivos.
Vamos dar uma olhada nos vários tipos de pelagens para cães e gatos disponíveis. Você pode cuidar melhor de seu animal de estimação determinando o tipo de pelo adequado para ele!
Qual é a história dos muitos tipos de pelagem de cachorros e gatos?
Vamos começar com as origens dos muitos tipos de pelagem encontrados em cães e gatos. Os pelos carregam marcas genéticas e são produto da adaptabilidade dos ancestrais ao meio em que viviam, além de salvaguardar o animal.
Em outras palavras, as características do pelo de um cachorro estão inextricavelmente relacionadas ao clima de seu local de nascimento.
Uma pelagem longa e espessa pode ser visto no Husky Siberiano, que foi desenvolvido em um ambiente de neve. O Basenji, por outro lado, tem pêlo curto devido à sua origem no Congo, uma nação quente.
“Como você distingue os muitos tipos de pelos de gato?” A pelagem felina, ao contrário da dos cachorros, é influenciada pelo padrão e pela cor.
Podemos pensar nos gatos tigrados ou rajados, bem como nos gatos pretos e amarelos.
Em seguida, aprenderemos como os tipos de pelagem de cães e gatos são categorizados. Aproveite a oportunidade para encontrar aquele que melhor reflete o tipo do seu animal de estimação.
Com esse conhecimento, a seleção do produto e o corte ficarão mais confiantes.
Leia ainda: Descubra curiosidades de como funcionam os feromônios de gatos
Tipos de pelagem de cachorros
O comprimento e a textura da pelagem de um cão são usados para classificá-lo. Confira o que são, bem como amostras de raças e os cuidados que cada tipo de pelo exige.
Pelos com um comprimento mais curto
Como esses cachorros têm pelo curto e fino, eles podem ser escovados com mais frequência. As rasqueadeiras são materiais adequados para escovar, mas devem ser usados com cautela para não machucar a pele do animal.
A pele fica menos protegida devido aos pêlos curtos e finos. Como resultado, expor o animal a condições extremamente quentes ou extremamente frias pode resultar em ferimentos, como queimaduras na pele ou hipotermia.
As raças com este tipo de pelagem incluem o Pug e o Bulldog Francês.
Saiba mais: A curiosidade matou o gato! Saiba como surgiu esse conhecido ditado popular
Pelos que são longos
A atração desses caninos é freqüentemente a queda de seu pêlo. A probabilidade de nós é grande devido à grande e fina quantidade de pelos, portanto a escovação deve ser uma prioridade no cuidado diário do animal.
Preste atenção ao tamanho dos pelos, que podem dificultar o andar e a visão dos animais se ficarem muito compridos. Caninos de pêlo comprido, como o Shih-tzu e o maltês, são exemplos clássicos.
Cachorros de pelo encaracolado
O pelo encaracolado é longo, embora não pareça. Tem baixa tendência a cair e está aberto a acabamentos mais ousados.
Ao experimentar o corte, a única coisa a fazer é testar a lâmina em uma pequena parte do corpo para garantir que o animal não é alérgico.
Pelagem dupla
Este pelo tem a aparência de uma pele áspera por fora, mas é macio por dentro. Por se defender de temperaturas extremas, essa característica é comum em animais de climas mais frios.
Um bom exemplo é o Husky Siberiano, assim como o Pastor Alemão.
Pelagem longas e curtas
Embora possa parecer contraditório, é possível. O adorável Golden Retriever, por exemplo, tem cabelos curtos na cabeça e longos no resto do corpo.
Nessas circunstâncias, a escovação é fundamental, assim como qualquer animal de pêlo comprido, mas a escovação da região da cabeça deve ser mais leve.
Leia ainda: Dicas para saber como dar banho em tartarugas – Confira!
Tipos de pelagem de gatos
Quando se trata de cores e designs de peles, nossos amigos felinos dão um show. Sempre use shampoos específicos para felinos para manter o pelo do seu gato macio.
Eles serão os únicos a conservar o óleo natural que protege a pele pustulosa.
Outra precaução vital é escovar o pelo regularmente. Isso minimiza a probabilidade de o gato consumir pelos mortos ao se lamber, evitando a produção de bolas de pelo no estômago.
Aqui estão alguns dos diferentes tipos de pelagem de gato e suas qualidades.
Escamas
Este pelo é preto e laranja em gatinhos. O incrível é que as cores parecem se misturar por todo o corpo do animal, e é interessante notar que as fêmeas são as que mais possuem esse tipo de pelagem.
Sólido
Esses são os gatinhos que têm apenas uma cor: preto, cinza, amarelo e assim por diante. Os brancos são excluídos desta categoria por não serem considerados uma cor em gatos.
Os gatos brancos nascem com manchas que já desapareceram.
Malhado
Este tipo de pelo é adequado para os famosos gatos tigrados ou rajados. As listras normalmente seguem um padrão, mas isso não é um requisito.
Surpreendentemente, praticamente todo mundo tem um “M” desenhado na testa, se você olhar de perto.
Branco
Conforme estabelecido anteriormente, a pelagem branca de um gato indica a ausência de melanina. Neste caso, é melhor manter o gato branco fora do sol por tanto tempo em exposição ao sol, evitando queimaduras na pele.
Esta espécie de gato dourado tem pelo dourado com manchas brancas. O contorno preto do nariz do gato dourado e os olhos verdes ou acobreados são características que realçam sua beleza.
Frajola
Sim, tem o nome de um personagem de desenho animado! Esses gatos têm rostos manchados e são pretos e brancos.
Segundo estudos, os casacos dos gatos têm impacto direto no seu comportamento e, no caso de Frajola, o lado lúdico é mais proeminente.
Você descobriu que cães e gatos têm uma grande variedade de tipos de pelagem. É por isso que a beleza de gatinhos e cachorrinhos fascina os tutores.
Se gostou desse conteúdo, pode compartilhar em suas redes sociais preferidas!
Veja ainda: Saiba os benefícios da grama de milho para gatos e como plantar