Dicas para adestrar seu cachorro filhote em casa de maneira fácil

Já pensou em adestrar seu cachorrinho? Agora imagine só, fazer isso em casa e gratuitamente!

É isso mesmo, vamos levar você a esse nível com seu animalzinho, continue lendo.

Sabemos todos, que os primeiros meses de vida de um filhote são críticos, não é mesmo?

Então, pensando nisso temos que ajudar esses pequeninos, para conseguir a criação de um filhote sociável que não desenvolverá comportamentos indesejáveis.

Portanto, se você adquiriu recentemente um novo bichinho, é uma boa ideia começar a aprender como treinar um filhote imediatamente, verdade?

Ao contrário da crença popular, essa fase é um excelente momento de aprendizagem. Os animais de estimação se adaptam rapidamente neste período e ficam ainda mais ansiosos para aprender coisas novas.

As vantagens de aprender como adestrar seu cachorro filhote

Sem falar que, quando feito corretamente, o adestramento canino pode ser uma forma fantástica de estimular diferentes instintos e fortalecer os laços com o seu cão.

Também é muito útil para evitar problemas como fazer xixi no lugar errado.

Que tal as dicas até agora? Tá gostando! Bom, te convido para continuar a leitura e dar uma olhada em como treinar um filhote!

A rotina é importante para o adestramento e bem-estar dos cães

A rotina dos tutores certamente sofre temporariamente uma interrupção com a chegada de um filhote.

O cão pode ter problemas para dormir, precisar andar, brincar ou ser acariciado, entre outras coisas.

No entanto, é fundamental fazer um esforço para estabelecer uma rotina para o animal, mesmo durante este período de adaptação.

Isso porque a rotina não só melhora seu bem-estar, mas também facilita as aulas particulares que vão levar o filhotinho ao conhecimento.

Saber quando comer, caminhar, dormir e outras atividades são apropriadas para o cão reduzir o estresse e a ansiedade.

O ensinamento do tutor, agindo com uma rotina pode auxiliar na melhor compreensão dos hábitos do animal, o que é benéfico na antecipação e na ação preventiva.

Como saber a hora certa para levar o filhote para as necessidades

Os cães, por exemplo, tendem a expressar suas necessidades após as refeições e brincadeiras mais vigorosas.

Sabendo disso, e seguindo uma rotina, o tutor saberá quando levar o animal de estimação ao quintal ou ao tapete do banheiro até que ele possa usar a área designada de forma independente.

Conheça o segredo para adestrar cachorro filhote com reforço positivo

O reforço positivo é um método de treinar um cachorro, que recompensa ele em vez de puni-lo quando ele faz o que você quer.

Leia mais: 10 dicas para limpar manchas de animais de estimação

Considere o seguinte cenário: você quer ensiná-lo a fazer xixi

Em vez de punir o cão por fazer xixi no local “errado”, o tutor leva o cão até o tapete do banheiro quando percebe que está muito apertado.

Simplesmente dê ao animal de estimação uma guloseima assim que ele fizer xixi na área designada.

A técnica é, pelo menos em teoria, bastante simples. Também é muito eficaz na prática e é fácil perceber porquê.

O ato de punir seu cachorro naquela hora que ele fez algo de que reprove, o animal pode concluir que não deve jamais repetir isso, embora o filhote não tem noção do que você realmente esperava.

Quando os cães são punidos fisicamente por fazer as necessidades em casa, por exemplo, é comum que eles comecem a comer suas próprias fezes (coprofagia).

A lógica na cabeça do bichinho é mais ou menos assim: “quando meus tutores encontram meu cocô pela casa, eles ficam chateados, então vou levá-lo embora.”

Aplicação da técnica de reforço positivo no adestramento

O reforço positivo, por outro lado, estabelece exatamente o que você espera do cão, em vez de deixar claro o que você não quer.

E ele sabe exatamente do que estamos falando! Afinal, ele está sendo recompensado por sua atitude positiva com lanches saborosos.

Confira aqui: Saiba como fazer para um papagaio falar – Aprenda com as nossas dicas

Veja dicas de reforço positivo para adestar os filhotes

O reforço positivo é eficaz no treinamento de cães, de acordo com vários especialistas em comportamento canino.

Porém, para que funcione, o método deve ser seguido à risca, incluindo o horário preciso do lanche. Aqui estão algumas sugestões:

Aproveite petiscos saborosos

Os bifinhos são ótimos para atrair a atenção do seu animal de estimação e incentivar o aprendizado por causa de seu aroma.

Dê a guloseima assim que o cão fizer o que se espera dele, como urinar no tapetinho, dar a pata e assim por diante. Isso é necessário para que o cão associe o prêmio a uma ação específica.

Espere que seu animal de estimação se esforce nas primeiras vezes. Leva algum tempo para perceber que certas atitudes podem produzir resultados positivos.

Saiba também: Já pensou em ter um sapo de estimação? Veja nossas dicas!

O reforço positivo para o treinamento do filhote depende da repetição

Para treinar seu cão, evite repreendê-lo e nunca use de agressão. São prejudiciais ao bem-estar físico e psicológico do animal, além de interferir no vínculo do tutor, dificultando o aprendizado.

Ambientes mais silenciosos são preferíveis para o ensino. Será mais difícil para o animal de estimação se concentrar em suas ações se estiver distraído.

Seja paciente e consistente em sua abordagem

Pode levar semanas para treinar um filhote a fazer xixi no tapete do banheiro, por exemplo.

No entanto, depois de saber o local correto, é improvável que o cão se esqueça de você, mesmo que você pare de dar guloseimas.

Viu só como é fácil! Agora vamos lá, aplique as técnicas e tenha bons resultados! Se gostou desse conteúdo, compartilhe em seu perfil do Facebook.

Veja também: Será que Baratas de Madagascar podem ser animais de estimação? Saiba tudo aqui!

Avalie esse artigo! post

Deixe um comentário