Quantas vezes já escutou por aí que pegar o gato pelo pescoço, é um método de imobilização do animal? Mas será que isso faz algum dano?
Certamente, você já deve ter presenciado algum profissional, como veterinário levantando o bichano pelo pescoço.
Diante de tanta controvérsia, você saberia afirmar se tal ato é prejudicial ao animal? Pensando nisso, hoje, 01 de dezembro, o Blog Vida de Bicho, vai responder tudo!
Pode ou não pode segurar o gato pelo pescoço?
Para começar, pensa-se que segurar o gato pelo pescoço é o método ideal. Até mesmo especialistas veterinários foram os primeiros a fazê-lo.
Acima de tudo, muitos gatos não gostam de tal façanha porque os machuca, mas também existem outras razões.
Pode causar dor: os nervos, vasos sanguíneos e músculos que percorrem o pescoço do gato são muito sensíveis.
A pressão e a força das nossas mãos podem causar dores não só nesta área, mas também nos olhos e na boca, produzindo desconforto e até comprometimento de algumas das estruturas acima indicadas.
Segurar o gato pelo pescoço pode aumentar os sentimentos de medo e ansiedade, porque o felino perde o controle da situação e se sente extremamente vulnerável.
Danos: Esta forma de restrição pode desenvolver associações negativas em gatos e gatinhos adultos, resultando em traumas emocionais frequentemente irreversíveis e possivelmente em futuros problemas de comportamento.
Saiba mais: Sabe aquele chiado de gato? Descubra por que fazem esse barulhinho
Qual é a melhor abordagem para manter o gato sob controle?
Então, você sabe que pegar um gato pelo pescoço não é uma boa ideia. Além disso, há muitas perguntas sem resposta sobre a melhor forma de conter o gato.
Envolva o gato em toalhas e cobertores suavemente, sem forçar, e segure delicadamente para proporcionar maior conforto e segurança ao animal.
Este método também aumenta a segurança da equipe veterinária e tutores.
Motive-o: um saboroso sachê ou um delicioso petisco farão com que o gato relaxe e aceite até os tratamentos mais delicados.
Feromônios e Musicoterapia: Vários artigos já foram publicados demonstrando o uso e a utilidade de feromônios faciais sintéticos de felinos e música para gatos.
Esses itens podem ajudar os gatos a se sentirem menos assustados e estressados durante as visitas ao veterinário, bem como em outras operações, como cortar as unhas e administração de medicamentos.
Se esse conteúdo foi útil para você, então compartilhe no seu perfil do Facebook.
Leia ainda: 3 melhores dicas para cães e gatos em casa; organização e cuidados