Realmente o mundo pet é um mercado bilionário, afinal, o amor aos bichos se transforma no fator principal dos lucros nos produtos fabricados por indústrias gigantes.
Pedir emprestado, comprar e cortar custos implacavelmente é o procedimento padrão de private equity, que é o combústivel que move esse universo animal.
Algumas pessoas descobriram essa verdadeira mina de ouro, com visão empreendedora e usando de estratégias conseguiram se consolidar nesse mercado.
Conheça o rei do mercado pets: Raymond Svider bilionário das rações
Vamos conhecer um deles, que se tornou um mega milionário do reino pet. Como resultado de seus lucros inesperados com PetSmart e Chewy, Raymond Svider aprendeu que às vezes acreditar no mercado é a melhor opção.
Svider, o CEO da BC Partners, lembra a enorme pressão que enfrentou nos dias que se aproximavam do Natal de 2017.
PetSmart, o maior investimento de sua empresa, estava à beira do fracasso. A tecnologia antiquada da empresa precisava ser substituída e as despesas disparavam.
Ele dividiu seu tempo entre a sede da BC em Madison Avenue em Manhattan e a sede da PetSmart em Phoenix, Arizona, onde atuou como CEO interino. O preço dos títulos da PetSmart era pouco mais de 60 centavos.
Pouco depois de pousar em Phoenix, ele soube que o varejista altamente alavancado havia parado de contratar novos funcionários para economizar dinheiro, forçando-o a depender de empreiteiros caros.
“Eu não tinha ideia de que havia um congelamento de contratações”, disse Svider, acrescentando que suspendeu imediatamente a restrição, permitindo que seu CIO contratasse 35 pessoas.
“Você deve ser adaptável e ágil. As pessoas às vezes são obrigadas a fazer a coisa errada porque estão simplesmente seguindo as regras. ”
Leia mais: Morcegos vampiros: Ciência explica como eles sugam sangue de animais
Experiência e visão de mercado foram decisivos para ganhar bilhões com rações de pets
Svider desafiou praticamente todas as convenções financeiras e comerciais da época. Svider, um especialista em compras alavancadas criado em Paris com mestrado em engenharia elétrica de uma das “grandes écoles” da França e MBA da Universidade de Chicago.
Ele estava trabalhando em dois turnos na época, passando dois dias por semana gerenciando sua empresa $ 40 bilhões em ativos e três dias no PetSmart, pelos quais o BC pagou $ 8,7 bilhões em 2014.
A PetSmart estava à beira da falência, com US $ 6 bilhões em dívidas de aquisição alavancada e outros US $ 800 milhões em dividendos desviados pela Svider – e não ajudou o fato de os donos de animais começarem a fazer compras online.
Para encontrar dinheiro para reembolsar os credores, é necessário um procedimento padrão para cortes constantes de custos. Svider, por outro lado, quadruplicou sua participação e aumentou seu investimento.
Ele descobriu brechas nos acordos de crédito da PetSmart, o que lhe permitiu pegar ainda mais dinheiro emprestado (credores irritantes) para comprar a Chewy, uma empresa online de rações para animais de estimação que não estava relatando lucros.

Marca mais renomada a nível mundial quando o assunto é pet
Para o mundo exterior, era o equivalente do século XXI ao Pets.com, uma das vítimas mais conhecidas da bolha DotCom de 2000.
Quando os dois se conheceram, Svider percebeu que o bilionário Chewy fundador Ryan Cohen estava superando qualquer meta financeira que ele havia estabelecido anos antes.
Chewy não era lucrativo, mas também não estava perdendo dinheiro e estava se expandindo rapidamente. Além do mais, estava superando a Amazon em seu campo.
Svider venceu a rival Petco em abril de 2017, pagando US $ 3 bilhões em dinheiro pela Chewy, depois de fazer um lance inicial de US $ 1 bilhão.
Os céticos expressaram seu descontentamento, os títulos da empresa caíram e processos judiciais foram iniciados a torto e a direito.
O estranho empreendimento de Svider se tornou um dos maiores sucessos de private equity de todos os tempos depois de quatro anos e um boom durante a pandemia do número de animais de estimação.
Veja também: Como aparar as unhas de porquinho da índia
Fortuna bilionária conquistada com vendas de produtos para animais
A Chewy vale atualmente mais de US $ 31 bilhões e suas receitas quase dez vezes – a empresa espera US $ 9 bilhões em receitas em 2021.
A PetSmart também está se desalavancando, tendo acabado de refinanciar sua dívida de aquisição. Os investidores da Svider têm ganhos inesperados de US $ 30 bilhões em suas mãos.
“Você tem que ser implacável e muito rápido para se adaptar porque o mundo muda todos os dias de maneiras que você não pode prever em nenhum negócio”, disse Svider, falando de sua propriedade em Hamptons, onde agora trabalha.
Ele trabalha em casa com sua esposa, três filhos e dois gatos, Cashmere e Pearl. “É fundamental ter confiança.”
Após a mania de compra alavancada da década de 1980, Svider começou sua carreira como um investidor autodidata. Os comerciantes lendários Bruce Wasserstein e Joe Perella o recrutaram em 1989.
Ele foi transferido para o escritório de Paris do Baring Capital Investors, um braço de pequenas aquisições do Barings Bank, com sede em Londres, três anos depois.
Nick Leeson, um comerciante desonesto do Barings, perdeu mais de US $ 1 bilhão em 1995, levando o banco de 300 anos à falência.
O Barings foi comprado por centavos de dólar pelo concorrente ING. Para Svider, que trabalhou ao lado do cofundador da divisão, foi um golpe de sorte. BC Partners foi formado após a separação do Baring Capital.
Leia ainda: 7 pássaros que comem peixes e suas curiosidades
Mudança de mercado com base na visão empreendedora
Svider viajou para Londres no início dos anos 2000 para concluir acordos no setor de telecomunicações (na época, os mercados eram desregulamentados) e, em 2007, quando BC Partners se expandiu para a América do Norte, Svider assumiu o controle.
A primeira grande transação da empresa nos Estados Unidos naquele ano foi a compra de US $ 16 bilhões da operadora de satélites endividada Intelsat, que imediatamente se tornou problemática e finalmente pediu concordata em 2020.
As realizações de Svider, por outro lado, superaram consideravelmente seus erros.
Nada marca seu sucesso como uma disposição para assumir riscos. A GFL Ambiental, é um negócio de atua no gerenciamento de resíduos, tem a sua sede em Toronto, soi criada pelo empresário canadense Patrick Divogi, é um exemplo.
BC Partners comprou uma participação de 40% na empresa em 2018, recapitalizando-a por US $ 2 bilhões e com o objetivo de crescer nos Estados Unidos por meio de aquisições.
A GFL estava se preparando para sua oferta pública inicial (IPO) quando ocorreu o surto de coronavírus. Apesar da instabilidade do mercado, Svider aconselhou Divogi a seguir em frente.
A GFL fixou o preço de sua oferta pública inicial de US $ 19 por ação, valor inferior à faixa pré-pandêmica de US $ 20 a US $ 21. Ser negociado publicamente, argumentou Svider, permitiria à GFL lucrar com a turbulência futura do mercado.
As ações da GFL quase triplicaram após uma queda para US $ 13, quando ela adquiriu ativos da Houston’s Waste Management e de outros concorrentes.
A participação da BC Partners na GFL agora vale cerca de US $ 5 bilhões, mais de três vezes o que investiu. “Raymond tem uma capacidade rara de ignorar o absurdo e se concentrar no quadro geral”, diz Divogi.
Apesar do fato de que o patrimônio privado tem uma longa história de realização de lucros o mais rápido possível, Svider parece ter pouco interesse em vender a Chewy.
Apesar do fato de que as ações caíram de $ 96 para $ 75 desde meados de agosto, eliminando cerca de $ 7 bilhões nos ganhos e diminuição dos gastos com animais de estimação durante a pandemia.
O IPO da PetSmart, que pode gerar uma avaliação de US $ 10 bilhões, ainda pode ser uma jogada vencedora na aposta de Svider no mercado de animais de estimação.
A receita do varejista subiu 17 por cento, para US $ 2,3 bilhões no segundo trimestre, e gerou US $ 342 milhões em dinheiro no primeiro semestre.
Os títulos da PetSmart, que vinham caindo de valor, agora estão sendo negociados com um prêmio ao par.
A indústria pet, de acordo com Svider, ainda é subestimada, apesar do foco crescente em cuidados veterinários.
Ele está tentando consolidar seus ganhos saindo rapidamente? Certamente não. “Não nos sentimos pressionados pelo tempo”, finalizou.
Veja também: Descubra o que significa sonhar com gato