Muitas surpresas ao descobrir os segredos da fauna silvestre – Confira aqui!

A fauna silvestre sempre guarda segredos, com curiosidades que nos impressionam.

Vamos revelar um pouco desse fantástico mundo animal, siga conosco para descobrir tudo!

Compreender a fauna é necessário para aprender sobre os habitats de espécies específicas. Porém, é normal perder de vista a definição e os diversos tipos de fauna.

Com isso em mente, examinaremos a definição de fauna selvagem um pouco mais detalhadamente a seguir.

Interessado no que a fauna pode oferecer? Continue lendo porque, além de definir a fauna, nos aprofundaremos no tema apresentando mais informações sobre a fauna silvestre brasileira e seu significado.

Saiba mais: Descubra o maior Porquinho da Índia de todos os tempos

O que exatamente é fauna?

O termo “fauna” refere-se à comunidade completa de animais que residem em uma determinada área. Como resultado, faunas distintas estão associadas a espécies diferentes.

Os animais de um determinado bioma, como o Cerrado, diferem daqueles da área oceânica.

Como resultado, a fauna de um local é determinada pelo coletivo de espécies daquela área. A fauna do Brasil, por exemplo, é diversa em termos de animais e vegetação.

Muitos deles, na verdade, não foram catalogados por biólogos ou pesquisadores.

A fauna do Cerrado, que possui mais de 300.000 espécies de criaturas incluindo o lobo-guará e o tamanduá-bandeira, é a mais abundante nos biomas brasileiros.

Há também a fauna da Caatinga, que inclui uma variedade de animais, lagartos e pássaros. Por fim, existe a fauna pantaneira, que inclui répteis, mamíferos e aves.

Veja também: Tire todas as suas dúvidas sobre gatas no cio

O que exatamente é vida selvagem?

A fauna natural inclui todas as espécies não domesticadas, com ciclo migratório limitado apenas ao Brasil. Como resultado, inclui todos os animais que não sofreram domesticação ou migração para outros países.

Muitas pessoas acreditam que certas criaturas, como papagaios e tartarugas, são domésticas, embora sejam verdadeiramente selvagens.

Isso ocorre porque eles não dependem diretamente dos humanos e muitos deles não se adaptaram à vida em cativeiro por terem sido removidos de seu habitat natural.

Leia ainda: Curiosidades: Porque alguns animais dormem com um olho aberto?

Os segredos da fauna silvestre - Tucano
Os segredos da fauna silvestre – Tucano – Foto: Istockphoto

O comércio de animais selvagens é proibido no Brasil

Os animais são retirados de seu habitat natural para conviver com os humanos. Com isso, é ilegal vender animais silvestres que não tenham sido aprovados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ​​(Ibama).

O contrabando e o tráfico são frequentes no Brasil porque existem muitos animais silvestres de várias espécies e subespécies.

No entanto, é fundamental garantir que a vida selvagem sobreviva em seu habitat natural e, ao mesmo tempo, condenar esse tipo de atividade criminosa.

Como o bem-estar das criaturas selvagens pode ser garantido?

Se você recebeu permissão para manter um animal da natureza, é fundamental fornecer ao animal o máximo de conforto possível para manter seu bem-estar. Instalar uma gaiola espaçosa para as aves viverem, por exemplo, é vital.

Além disso, essas criaturas selvagens podem ser ensinadas a ficar em casa. Com isso, eles ganham mais liberdade do que se estivessem em uma gaiola, além de terem espaço para voar.

No entanto, é fundamental instalar telas de proteção nas janelas e cobrir eventuais aberturas para evitar que escapem.

Você também vai gostar: Conheça os tipos de peixe de aquários para água doce ou salgada

Avalie esse artigo! post

Deixe um comentário