A obesidade de gatos é um assunto muito sério, assim como humanos que também sofrem desse problema.
Assim sendo, essa é uma fonte de preocupação porque vários órgãos, além das articulações, estão sobrecarregados.
É uma condição patológica que requer cuidados dos tutores. Dessa forma, regular o peso dos felinos é fundamental para sua longevidade e saúde.
Além disso, a obesidade de gatos pode causar doenças graves que colocam em risco a vida desses animais, como diabetes, problemas hepáticos e artrite, para citar alguns. Não é sempre melhor “prevenir do que remediar”, como diz a frase?
Como resultado, discutiremos alguns passos que os donos de gatos obesos devem tomar para evitar repercussões ruins e viver uma vida saudável.
Leia mais: Muitas surpresas ao descobrir os segredos da fauna silvestre – Confira aqui!
Obesidade de gatos: como identificar se o seu animal sofre com esse problema?
Quando o peso de um gato ultrapassa 15% a 20% de seu peso ideal, ele é denominado excesso de peso, de acordo com alguns parâmetros de idade, raça e sexo.
Na realidade, o peso médio de um gato adulto está entre 3 e 4 quilos para as fêmeas e 4 a 5 quilos para os machos.
Você também pode saber se seu gato é obeso observando-o por alguns critérios. Gatos que não estão acima do peso, por exemplo, têm um torso que se estreita à medida que se aproximam da cintura, enquanto um gato gordo ou uma gata não tem essa cintura fina.
Quando você acaricia seu felino, você também pode dizer se ele ou ela está acima do peso ou não. As pontas dos ossos ao redor de suas costelas e quadris podem ser vistas, indicando que ele não está acima do peso.
Saiba mais: Tipos de cobras brasileiras genuínas de nossa natureza
Quais são os riscos associados à obesidade de gatos?
A obesidade de gatos apresenta riscos à saúde, incluindo o desenvolvimento de doenças. Confira abaixo algumas das doenças que podem afetar o seu gato obeso!
Diabetes
Gatos obesos são mais propensos a adquirir diabetes porque o excesso de peso aumenta a liberação de insulina em resposta aos altos níveis de glicose.
Dessa forma, o pâncreas estará cada vez mais envolvido na fabricação de insulina e sua função poderá ser prejudicada, pois será incapaz de manter a quantidade de insulina necessária para metabolizar o açúcar no sangue.
A hepatite (esteatose hepática)
A quantidade de gordura armazenada no fígado dos gatos com excesso de peso é significativamente maior do que a dos gatos com peso normal.
Assim, o fígado gorduroso é um distúrbio causado pelo acúmulo excessivo de gordura nesse órgão.
Por causa da função hepática diminuída, essa condição pode ser letal. A perda súbita de peso é uma das indicações desta doença. Se isso acontecer com seu gato, tome cuidado e leve-o à clínica imediatamente.
Artrite
A artrite é três a cinco vezes mais provável em gatos com excesso de peso do que em gatos com peso normal. A razão para isto é que estes gatos carregam mais peso quando se movem, pois são animais que saltam de uma zona para outra com frequência e são bastante activos nas suas brincadeiras.
Riscos cirúrgicos e anestésicos também estão presentes
Os veterinários têm extrema cautela ao expor gatos obesos à cirurgia, pois seu fígado pode ser danificado como resultado da gordura adicional e pode haver complicações durante o procedimento, como a incapacidade de metabolizar o anestésico.
Confira também: Quanto tempo vive uma cobra e como melhorar a qualidade de vida?
Qual é a melhor forma de curar a obesidade de gatos?
Ajuda veterinária e um firme compromisso de seus proprietários são necessários para o tratamento. Uma das estratégias é melhorar os padrões de estilo de vida do seu gato, incorporando uma dieta e um estilo de vida que inclua mais exercícios físicos em sua rotina diária – isso inclui uma variedade de jogos.
No entanto, evite colocar seu gato em uma dieta severamente restrita. Seu veterinário pode ajudá-lo com isso, pois a restrição pode fazer com que você perca alguns nutrientes essenciais.
Agora temos alimentos projetados especificamente para gatos que precisam perder peso. Marque uma consulta com seu veterinário.
Gatos obesos, como este artigo mostrou, podem desenvolver grandes problemas de saúde. Portanto, cuide bem do seu gato e mantenha-o com um peso saudável, e você o terá ao seu lado por muitos anos.
Que tal? Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso a essas importantes informações!
Veja ainda: Já ouviu falar do peixe voador? Descubra tudo aqui!