Diante de tantas variedades de pássaros, muitos são destacados por suas exuberantes cores exóticas. Veja aqui as principais características dessas aves!
Existem inúmeras espécies de pássaros no globo, e cada um tem sua beleza única, mas alguns desses pássaros foram escolhidos por sua plumagem deslumbrante.
São aves que mostram uma incrível presença na natureza, que delicia quem pode testemunhar essas criaturas, e algumas delas ainda podem ser encontrados em nossos pais.
Você certamente conhece pavões e araras, mas percebeu que também existem pequenos pássaros coloridos?
Esse é o assunto deste artigo. Fique conosco e descubra os principais traços e peculiaridades desses passarinhos que maravilham e embelezam seu habitat.
Conheça os tipos de pássaros coloridos do Brasil
Numerosos pássaros coloridos chamam a atenção em nosso país. Abaixo, você pode aprender mais sobre algumas das características e cores primárias desses animais.
Galo-da-serra-andino
A ave andina Galo-da-serra-andino (Rupicola peruvianus) é uma das mais belas aves. Mede 28 cm de comprimento e está localizada na região Norte do Brasil, do Amapá ao alto Rio Negro.
Os machos são de tonalidade laranja, enquanto as fêmeas são marrom-escuras.

O tufo do galo macho é o que dá nome ao pássaro e pode ser movido pelo pássaro como um leque, cobrindo o bico e confundindo o observador sobre para que lado o pássaro está olhando.
Os topetes dos machos são maiores que os das fêmeas e começam a mudar de cor no segundo ano de vida, tornando-se inteiramente alaranjados no terceiro ano.
É uma ave que não pode ser mantida em cativeiro porque perde gradualmente a tonalidade laranja até morrer.
Diamante-de-gould
O diamante de Gould (Chloebia gouldiae) é um nativo do norte da Austrália com 14 cm de comprimento e é conhecido pelas cores brilhantes e atraentes vistas em várias regiões de suas penas.
No entanto, o homem ajudou neste treinamento. A coloração desta ave é o resultado de anos de dedicação dos criadores em cruzar espécies e selecionar múltiplas gerações.
Quando a ave é jovem, ela desenvolve cores cinza e verde oliva que vão se alterando com o seu crescimento. Para atrair a atenção dos predadores e dar segurança aos filhotes, o macho desenvolve uma cor e brilho mais intensos.

São aves que podem coabitar pacificamente em aviários com outras aves, desde que as outras aves não sejam hostis. O pássaro é bom para o confinamento e tem um comportamento calmo, que muitos colecionadores adoram.
Canário
Existem inúmeras espécies de canários (Sicalis flaveola). Só no Brasil foram descobertas oito espécies indígenas, cada uma medindo cerca de 13 cm e pesando aproximadamente 20 gramas.
No entanto, a espécie mais conhecida é o canário belga, que é o único considerado doméstico e não necessita de autorização do IBAMA.
É encontrada nos estados do Maranhão e Rio Grande do Sul, bem como no estado de Mato Grosso.
As espécies de canários podem ser bastante diferentes, não apenas na aparência, mas também no comportamento.
Além disso, o canário belga é capaz de aprender e memorizar truques. Apesar de sua fama por sua cor amarela, esses canários também vêm em formas avermelhadas conhecidas como canários vermelhos.
Eles são uma variação do canário belga, que é uma ave que vem em uma variedade de cores.
Caboclinho-de-papo-branco
O Caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris) é um passarinho com envergadura de aproximadamente 9,6 centímetros. Esta espécie é encontrada nas regiões sul, pantanais e cerrado.
Os machos juvenis têm manto castanho e papo branco “sujo”, enquanto as fêmeas são castanhas e bastante semelhantes entre si, dificultando a identificação e permitindo o cruzamento.
As fêmeas e os pássaros juvenis compartilham a mesma cor.
Os machos têm partes superiores cinzentas, corpos marrons e lados brancos puros da cabeça, garganta e tórax quando adultos.
O bico, que varia na cor do preto ao amarelo, é grosso, cônico e robusto e foi adequado para uma dieta de grãos e sementes.
Corrupião
O Corrupião (Lcterus jamacaii) são reconhecidas por sua coloração laranja e preta. Eles variam em comprimento de 23 a 26 centímetros e pesam cerca de 67 gramas.
Eles só são encontrados no Brasil, em todos os estados do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
Os traços visuais deste pássaro incluem um capuz preto, costas e asas. Os remanescentes secundários das asas apresentam uma mancha branca conspícua.
Era o possuidor da cauda preta. Seu pescoço, peitoral, abdômen e criso têm um colar laranja.
Pintassilgo
O pintassilgo (Spinos megallanica) é um membro da família Fringulidae das aves passeriformes. Tem aproximadamente 11 cm de comprimento e está dividido em 12 subespécies.
Está distribuída em todo o Brasil, exceto na Amazônia e Nordeste.
O pintassilgo é uma espécie conhecida de ave. Os machos têm uma máscara preta e pontos amarelos em suas asas, dando a esta ave uma aparência bastante distinta.
Machos na adolescência já apresentam manchas pretas na cabeça. A cabeça e a parte inferior das fêmeas são de cor oliva.
Cardeal
O cardeal (Paroaria coronata) é uma ave de grande beleza física e vocal, atingindo cerca de 18 cm de comprimento. É encontrada principalmente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.
Essas aves não têm subespécies e exibem plumagem leucística, termo que se refere a uma anomalia genética causada por um gene recessivo que dá à ave sua cor branca.
Colibri (Beija-flôr)
Você provavelmente nunca ouviu falar desse pássaro, mas sabia que também é chamado de beija-flor?
Está correto; ambos os nomes referem-se à mesma espécie de pássaro. Esta ave é encontrada em regiões de clima tropical em todo o Brasil, e possui cerca de 320 espécies no total.

Essas aves têm aproximadamente 10 cm de comprimento.
O beija-flor (Trochilus) desempenha um papel crítico em uma variedade de processos. Eles são os pássaros de polinização primária das Américas.
Eles têm asas únicas que podem atingir até 90 vibrações por segundo em algumas espécies.
Eles são os únicos pássaros capazes de voar para trás em um padrão helicoidal e suas cores são causadas pelo reflexo da luz. Colibris têm uma perspectiva única, pois são capazes de ver detalhes ultravioleta.
Bem-te-vi
O bem-te-vi (Sulphuratus enxofre) é conhecido por seu canto e é uma das aves mais freqüentes no Brasil; seu nome é uma onomatopeia pelo som trissílabo que emite.
É uma ave característica da América Latina, encontrada em nações como México e Argentina, além do Brasil.
É uma ave de porte médio, atingindo cerca de 20 a 25 centímetros de comprimento e pesando entre 52 e 69 gramas.
O dorso castanho é uma das suas características mais marcantes. Além disso, a tonalidade amarela da barriga chama a atenção.
Outra característica distintiva é o aparecimento de uma faixa branca na cabeça que lembra uma sobrancelha. Tem um bico preto, e machos e fêmeas são idênticos.
Cambacica
Cambacica (Coereba flaveola) é um passarinho que atinge cerca de 10 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 10 gramas.
É encontrada em praticamente todas as regiões do Brasil, exceto em áreas densamente florestadas.
Possui dorso e asas marrom-escuros. Remiges de primatas têm margens ligeiramente pálidas e peito e garupa amarelos.
O amarelo-limão é a cor do ventre e do crisso. A coroa e o rosto são totalmente pretos, enquanto o bico é curvo e pontiagudo e também totalmente preto.
É uma espécie sexualmente dimórfica, o que significa que machos e fêmeas exibem as mesmas características. Certas espécies têm uma plumagem flavística, o que significa que carecem de melanina.
Eles são classificados em 41 subespécies.
Saíra-sete-cores
Sara-sete-cores (Tangara seledon) é conhecida por seus tons vibrantes. Tem cerca de 13 centímetros de comprimento e pesa cerca de 18 gramas. É encontrado em bosques costeiros baixos e terras altas.
Os machos têm cabeça turquesa, uma grande faixa na nuca e lados amarelos do pescoço. Possui bico, garganta e dorso pretos, peito e centro da barriga azuis, flancos e infracaudais verdes.
As fêmeas têm os mesmos padrões de cores que os homens, mas são menos brilhantes.
Saiba ainda: Sabia que um gato pode ser o melhor companheiro para seu home office?
Saira-militar
A Saíra-militar (Tangara cyanocephala), também conhecida como lenço ou safira de colarinho vermelho, é encontrada em bandos de espécies mistas e se destaca por suas cores vibrantes.
Essas aves têm cerca de 12 centímetros de comprimento e pesam entre 16 e 21 gramas.
A ave é predominantemente verde com cabeça e garganta azuis, além de pescoço e bochechas vermelhas. Os machos têm o dorso completamente preto, enquanto as fêmeas têm o dorso preto salpicado com penas verdes.
Colleiro-do-brejo
O Coleiro-do-brejo (Sporophila collaris) é um passarinho que mede entre 11 a 13 centímetros de comprimento e pesa entre 13 e 14 gramas.
Eles são normalmente encontrados em várzeas inundadas com vegetação densa no Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Groso.
Os machos têm uma cor forte em seus traços visuais. Cabeça preta com manchas brancas ao redor dos olhos, com nervuras abaixo, colar laranja-amarronzado na nuca, garganta branca e colarinho preto no peito.
As fêmeas são idênticas aos machos, mas têm cabeça marrom, listras laranja e um espelho marrom nas asas, pescoço branco e lado inferior marrom. Este pássaro é classificado em três subespécies.
Maria-leque-do-sudeste
O maria-leque do sudeste (Onychorhynchus swainsoni) é reconhecido por sua pluma vermelha nos machos e pluma amarela nas fêmeas.
As plumas das fêmeas podem até ser laranja, com manchas proeminentes em azul escuro no topo da cabeça.
No entanto, esse ventilador em sua cabeça geralmente está fechado; a finalidade desse leque é desconhecida, embora se acredite que atraia insetos e sirva de alimento para o pássaro.
Esta ave tem cerca de 17 centímetros de comprimento e uniformemente cor de azeda na lateral. Apesar de ser uma espécie incomum e pouco conhecida, está listada como espécie em vias de extinção.
Eles são encontrados no sudeste e sul do Brasil.
Leia aqui: Conheça a origem do cavalo e a história dos ancestrais até a evolução
Cotinga-pintada
A Cotinga (Cotinga cayana) pintada de azul tem aproximadamente 20 centímetros de comprimento e pesa entre 56 e 72 gramas.
Os machos são azul-turquesa brilhante com uma enorme mancha roxa na garganta, enquanto as fêmeas são marrom-acinzentadas com garganta e peito marrom-acinzentados.
As fêmeas se distinguem dos machos por seus olhos pretos e parte inferior significativamente mais escura.
Essas aves habitam a copa e as fronteiras das florestas úmidas em toda a Amazônia brasileira e países vizinhos da Amazônia, como Guiana, Venezuela, Peru, Bolívia e Equador.
Crejoá
O crejoá (Cotinga maculata) é uma das aves mais bonitas do Brasil. É considerado raro e tem uma plumagem extravagante. Está localizada principalmente no sul da Bahia.
Possui tons vibrantes. A cor principal é o azul cobalto, com o peito roxo escuro.
Junto com as cores vibrantes, apresenta uma gola azul no centro do peito do rouxinol, característica encontrada exclusivamente em machos adultos desta espécie. As fêmeas têm uma pelagem marrom escamosa.
Este pássaro mede aproximadamente 20 cm de comprimento e chama a atenção quando aparece. Lamentavelmente, é uma das espécies de aves mais ameaçadas da Mata Atlântica.
Saiba mais: Descubra se é mito que lagartixa come escorpião – Veja e se surpreenda!
Anambé-de-asa-branca
O Anambé de asa-branca (Xipholena atropurpurea), que mede aproximadamente 19 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 60 gramas, está localizado na Mata Atlântica e não possui nenhuma subespécie.
Tal como acontece com outras espécies de aves ameaçadas de extinção, esta está incluída na lista.
Os machos têm uma cor corporal roxa enegrecida. A cabeça, o peito e o mando têm cores mais profundas do que o crisso e a garupa, que são roxos. Suas asas, pés e tarsos são todos brancos com pontas pretas e bico escuro.
A parte superior do tronco da mulher é cinza com uma faixa transecular pálida. As asas são escuras com uma franja branca. A garganta é de tom acinzentado, enquanto o ventre é branco acinzentado.
Cricrió-de-cinta-vermelha
O Cricrió-de-cinta-vermelha (Lipaugus streptophorus), um pequeno pássaro de 22 centímetros, é conhecido na floresta amazônica por seu canto.
Lipaugus deriva do grego e significa ‘falta de brilho’, enquanto estreptóforo denota com colar, colar.
Possui uma plumagem moderada e uma tonalidade moderada. Os machos têm um colar proeminente em volta do pescoço que acentua seus corpos e partes de suas caudas, enquanto as fêmeas são uniformemente cinza.
Eles estão localizados em Roraima, mais precisamente no Monte Roraima.
Veja também: Topolino: Conheça tudo sobre esse curioso roedor
Tipos de pássaros coloridos de outras partes do mundo
Fora do nosso país, é possível encontrar pássaros com cores vibrantes. Embora vários desses pássaros compartilhem algumas qualidades, cada um deles tem suas peculiaridades.
Melanerpes carolinus
Eles são comumente chamados de pica-paus de barriga vermelha e estão espalhados por todo o leste dos Estados Unidos.
São adaptáveis a uma variedade de configurações de floresta. Os adultos pesam aproximadamente 72,5 gramas e medem entre 22,9 e 26,7 centímetros de comprimento.
O padrão zebra preto e branco no dorso e a barriga vermelha encontrada em uma pequena área da região ventral são duas características que identificam os pica-paus-de-barriga-vermelha dos pica-paus nativos da América do Norte.
O rosto e o abdômen são de uma tonalidade acinzentada escura. Os pica-paus machos de barriga vermelha são distinguidos por uma coroa vermelha viva que se estende da testa à nuca.
O vermelho das fêmeas limita-se à nuca. Padrões em preto e branco no dorso e um grande bico em forma de cinzel distinguem esta ave.
Confira mais: Você sabe quantos anos pode viver um gato doméstico? Descubra!
Thraupis cyanocephala
Esta espécie de ave é encontrada nas zonas subtropicais e temperadas. Geralmente encontrados sozinhos ou em pares, seguindo um bando de espécies mistas.
Esta espécie é encontrada em todos os habitats florestais abertos, incluindo bordas de floresta, vegetação secundária e jardins. É encontrada nas regiões da Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
Sua parte superior é um verde oliva vívido, enquanto a parte inferior é cinza com uma cabeça predominantemente azul. Macho e fêmea são idênticos.
Anisognathus somptuosus
Essas aves habitam florestas úmidas. Eles voam em casais ou em bandos de espécies mistas. Eles são classificados em duas subespécies. Eles são encontrados na Bolívia, Colômbia e Peru.
Anisognathus somptuosus é preto na parte superior e amarelo brilhante na parte inferior. Possui uma cabeça amarela variada e um padrão de asa azul. Seu bico e olhos são pretos. Sua plumagem é distinta.
Tangara xanthocephala
Esta ave é encontrada da Venezuela à Bolívia na zona subtropical andina. Ele voa em grupos mistos entre 1200 e 2400 metros acima do solo, na floresta nublada e ao longo das margens.
É um pássaro verde-azulado com asas mais escuras e dorso listrado. A maior parte da cabeça é amarela ou laranja, com uma minúscula máscara preta, garganta e nuca. Ambos os sexos são idênticos.
Veja ainda: Saiba tudo sobre as cores da raça de cachorro Lulu da Pomerânia
Buthraupis eximia
Essas aves de cores vibrantes são encontradas em países como Colômbia, Equador, Peru e Venezuela; seus habitats naturais são ambientes subtropicais ou tropicais úmidos de alta altitude.
As cores primárias dessas aves são o azul escuro, o amarelo e o verde. Seus traços visuais superiores são verdes e amarelos, com uma cabeça principalmente azul escura. O bico, a ponta da cauda e o pescoço são todos pretos.
Iridosornis rufivertex
Este pequeno pássaro é um membro da família Thraupidae e está distribuído em toda a América Latina. Seus habitats nativos são regiões tropicais úmidas ou subtropicais de grande altitude.
Suas qualidades visuais são penas roxas vivas que cobrem uma grande parte da parte inferior de sua cabeça, com alguns tons de azul.
Sua cabeça é predominantemente preta com uma combinação de tons de amarelo e laranja no topo. Tem um bico cinza e olhos pretos.
Catamblyrhynchus diadema
Esta espécie de ave pertence à família Thraupidae e é a única representante do gênero Catamblyrhynchus. Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela são o lar desta espécie.
Seus habitats nativos são regiões tropicais úmidas ou subtropicais de grande altitude.
É identificado por suas penas peitorais e da cauda laranja-queimadas, penas superiores azuis escuras e pescoço marrom.
A coroa (topo mais alto) de sua cabeça é criada por uma sombra de amarelo queimado e preto. Seu bico, como seus olhos, é minúsculo e preto.
Pássaros coloridos
Neste artigo, você conheceu as mais diversas espécies de aves que existem em nosso país, e especificamente sobre as mais charmosas, que se distinguem por suas cores vibrantes e brilhos vivos.
Você viu que essas aves deixam qualquer um maravilhado com sua beleza. Além disso, você pode encontrar pássaros de diferentes nações além da nossa.
Esses pequenos animais, alguns bem conhecidos e outros desconhecidos, decoram nossas florestas e outros habitats. Infelizmente, alguns deles estão ameaçados de extinção.
Portanto, é nossa responsabilidade proteger o ecossistema e as matas que abrigam essas magníficas aves, para que possamos apreciar ainda mais sua beleza.
O que achou desse conteúdo? Se gostou, compartilhe em suas redes sociais!
Leia também: Veja nosso guia completo de como cuidar de periquito