Posso ter uma cobra caninana como animal de estimação?

Então, já pensou em ter uma cobra caninana em casa? A dúvida será sanada com as respostas a seguir!

Como já sabemos, a caninana não é uma cobra peçonhenta, mas por sua fama de muito perigosa, posso tê-la como animal de estimação?

Nessas alturas, a cobra caninana está em evidência no Brasil. Agora, vai saber tudo sobre elas, pois hoje, 23 de novembro, no post do Blog Vida de Bicho vamos falar delas!

Vamos falar tudo sobre essa serpente que é muito veloz. Primeiramente, essa agilidade toda tem um potencial enorme!

A caninana é capaz de dar um bote em suas presas, com incríveis resultados atingindo animais que são até quinze vezes maiores do que ela. Sem falar da sua precisão que pode ser mortífera.

Como resultado, abordar essa cobra descuidadamente não é uma boa ideia. Portanto, continue lendo abaixo para aprender tudo sobre elas.

Todos os nomes para cobras caninanas

Para começar, o nome científico da cobra caninana é Spilotes pullatus. O termo latino se refere à tonalidade preta da cobra.

No entanto, dependendo da região em que você mora, ele é conhecido por vários nomes. Por isso, também é conhecido como jacanim, arabóia, cobra tigre ou mesmo iacanina.

Confira aqui: Veja os animais que são isentos de autorização – Saiba tudo!

Características

Continuando, a cobra caninana pode crescer até 2,5 metros de comprimento. Além disso, não é venenoso, o que significa que não contém toxinas capazes de causar danos a outros seres.

Dessa forma, apesar de sua reputação de perigosa, não é venenosa. Isso não significa, entretanto, que sua mordida não possa resultar em hematomas ou feridas em humanos.

Assim, seu enorme tamanho e natureza violenta devem ser considerados se você deseja se aproximar deste animal.

Veja mais: Ter um pet no trabalho carece de cuidados especiais – Veja tudo!

Posso ter uma cobra caninana como animal de estimação? - Confira
Posso ter uma cobra caninana como animal de estimação? – Confira / Reprodução: Adobestock

Curiosidades da cobra caninana

O mecanismo de reprodução da cobra caninana é peculiar, pois ela põe mais de uma dúzia de ovos.

Há 15 ovos no total, que são enterrados para maior segurança. Apesar disso, esta cobra não é uma mãe protetora; não põe ovos.

Outra de suas peculiaridades é que gosta de chuvas. Isso ajuda a cobra a se defender de predadores em potencial.

A cobra caninana vive na metade superior de nossa região no Brasil. Em outras palavras, no Amazonas ao longo do litoral do Nordeste. 

Leia ainda: Animais de estimação – Gatos auxiliam na ansiedade como terapia

Consulte o IBAMA antes de trazer uma cobra canina para sua casa

Acima de tudo, consulte o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), se pretende manter a cobra canina como animal de estimação.

De acordo com a Portaria 118/97, a cobra deve ser legalizada. Isso requer que seja habilitado para microchip, permitindo que seja inspecionado por órgãos de controle competentes.

Sendo assim, você também deve procurar um vendedor que tenha permissão legal para negociar cobras e partes de cobras. Tenha em mente que possuir animais selvagens ilegalmente é um crime!

Para finalizar, embora criar cobras não venenosas seja legal no Brasil, não há criação legal de cobras caninanas. Tenha muito cuidado ao adquirir ou comprar um espécime desta cobra.

Se gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Veja também: Confira soluções caseiras para manter sua Calopsita sempre limpa

Avalie esse artigo! post

Deixe um comentário