Poucas pessoas sabem, mas é verdade que o seu pet pode ter uma certidão de nascimento! Um documento com registro e tudo. Quer saber como? Leia este artigo e fique por dentro!
Os animais de estimação estão se tornando cada vez mais respeitados e, como resultado, estão ocupando mais espaço no coração dos humanos.
Você verá algo nesta postagem que antes era impensável: uma certidão de nascimento para animais de estimação.
Aqui, você aprenderá sobre as especificações deste documento, incluindo os tipos disponíveis, como criar um e as ações necessárias de pessoas que desejam criar uma certidão de nascimento para seu animal de estimação.
Saiba o que é uma certidão de nascimento pet
Em seguida, você aprenderá sobre a finalidade da certidão de nascimento do animal de estimação, as várias alternativas, as distinções e tudo o mais.
Confira aqui o que você precisa saber sobre este documento, que pode usar para seu animal de estimação.
Qual é o propósito de uma certidão de nascimento de animal de estimação?
A certidão de nascimento é um documento legalmente vinculativo, porém pode parecer para alguns como uma piada ou um pedaço de papel com os detalhes do animal de estimação.
Trata-se, na verdade, de um documento que atende a diversos propósitos, inclusive estabelecimento de propriedade e criação do animal, entre outros.
Isso também é necessário para identificar o animal em caso de morte. O certificado contém informações críticas, como nome do animal, raça, histórico de vacinação, alergias, cor e até mesmo sobrenome.
Sim, você pode registrar seu animal de estimação no cartório e fornecer seu sobrenome se desejar! Não é interessante?
Não é só cachorro que pode ter uma
Embora o cachorro seja um dos animais de estimação mais populares entre os humanos, não é o único animal que pode receber uma certidão de nascimento.
Legalmente, as certidões de nascimento podem ser registradas para uma variedade de animais de estimação, incluindo cães, pássaros, gatos, roedores, répteis, equinos e até mesmo espécies aquáticas.
Este documento pode ser detido por uma enorme variedade de criaturas.
No entanto, são apenas animais que os indivíduos podem cultivar em casa, sejam animais de estimação comuns ou criaturas autorizadas com registro e autorização legal.
Após a criação deste documento, um animal recebe um código numérico denominado RGA, que ajuda muito na identificação do animal.
Veja ainda: Saiba se o seu gato pode comer carne de porco – Confira os alimentos permitidos
Os termos “certificado gratuito” e “certificado pago” são distintos
Existem até vários modelos de certidões de nascimento disponíveis online, para você baixar e preencher com as informações do seu animal de estimação, mas tenha em mente que alguns requisitos devem ser seguidos.
O certificado gratuito é um documento que você cria alegando ser o responsável pelo animal de estimação e, portanto, serve apenas como um documento instrutivo.
Um RGA é gerado com um número que pode ser gravado em uma placa fixada na coleira do animal, ou tornozeleira no caso de pássaros, etc.
Este certificado é preferível ao documento emitido isoladamente, pois verifica o registro do animal, incluindo assinatura do cartório, dependendo do estado.
Confira aqui: Dicas de 10 documentários de animais para você ver e aprender
Como fazer uma certidão de nascimento pet
Em seguida, você descobrirá como criar uma certidão de nascimento para seu animal de estimação.
Por exemplo, você entenderá como funciona o serviço de emissão e como inserir dados e outras informações críticas para o desenvolvimento do documento.
Selecione um serviço de emissão
Para obter um certificado devidamente controlado, válido em todo o Brasil e licenciado pelo CADB (Registro Brasileiro de Animais Domésticos), é necessário visitar um site ou entrar em contato com uma empresa especializada neste tipo de certificado. Certos estabelecimentos cobram, enquanto outros não.
Escolha sites que garantam esse registro CADB, pois isso confere maior legitimidade ao documento.
Vale lembrar que se for feito em cartório, o serviço é pago, mas o registro do animal em banco de dados é garantido, assim como a assinatura do cartório, dependendo do estado.
Selecione o modelo que deseja alterar
As certidões de nascimento de animais de estimação estão disponíveis em uma variedade de estilos e cores, algumas apresentando uma fotografia e outras apresentando apenas informações textuais.
Existem opções para todos os gostos. Escolha aquele que você acredita que mais se assemelha a você e seu animal de estimação. Além disso, utilize sua criatividade para infundir mais exclusividade ao trabalho.
Ao selecionar um modelo de certificado, é recomendável que você selecione um que não só seja bonito, mas também contenha o máximo de informações possível.
Sendo assim, fornece segurança adicional para os dados distintivos do seu animal. Essas estatísticas são críticas em casos que envolvem consultas com veterinários, cirurgias e semelhantes.
Leia mais: Quantas vezes meu animal de estimação deve ir ao médico veterinário?
Complete os campos de dados corretamente
É fundamental ter o máximo de informações possível sobre o animal, bem como seus documentos e carteira de vacinação.
Se você não tiver informações suficientes sobre o animal, é fundamental reuni-las antes de optar pelo certificado. Este é um documento de manutenção de registros que também gera um número de identidade.
A existência de informações confiáveis garante que um número suficiente de peças identifique exclusivamente o animal, o que é crítico.
Além disso, obter um certificado com dados imprecisos pode causar pequenas dores de cabeça, pois você precisará buscar ajustes de informações. Como resultado, tenha extremo cuidado ao preenchê-lo.
Você também pode emitir outros documentos
Sim! Além da emissão da certidão de nascimento do seu animal de estimação, você também pode emitir outros documentos, como o RGA.
O RGA significa Registro Geral de Animais e também pode servir como um documento para você manter na pasta de informações do seu animal de estimação.
Como você já sabe, quando um certificado é criado de acordo com os padrões CADB, é gerado um número de identificação do animal de estimação.
Este mesmo número também aparece no RGA, se você quiser criar um. Existem também alguns RGA que incluem um código QR que, quando escaneado, verifica a autenticidade do registro do animal.
Seu pet é um membro da família! Ele merece uma certidão
Você viu como criar uma certidão de nascimento para seu animal de estimação neste artigo; agora você só precisa escolher um dos muitos métodos possíveis.
Os animais de estimação enriquecem nossas vidas de maneiras incríveis, e obter uma certidão de nascimento também é um ato de amor, além de muito divertido!
Outro item que destacamos é o valor das informações sobre a vida do animal, bem como a documentação da propriedade do animal.
Considere que ao fazer isso, você não apenas estará registrando todas as informações dele em um papel, mas também estará comemorando seu amigo incrível!
Então, o que achou desse conteúdo? Se foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais!
Saiba ainda: Saiba o que fazer quando tem um filhote de cachorro chorando muito