Alguma vez já escutou falar do tenébrio? Então acompanhe esse artigo, onde iremos mostrar tudo sobre a famosa “larva de farinha”!
Então, esse conteúdo é bastante curioso pois mostra algo bem exótico, ao mesmo tempo interessante!
Você sabia que existem muitas pessoas que criam tenébrio? Pois é, essa é uma larva de farinha muito procurada.
Siga a leitura desse artigo, para saber muitos outros fatos interessantes a respeito dessa larva!
Afinal, o que é Tenébrio e quais as suas utilidades?
Embora o nome pareça incomum, é quase certo que você encontrou um tenébrio por ai, mesmo sem saber.
As larvas da farinha, como são freqüentemente chamadas, são usadas para uma variedade de propósitos, um dos quais é alimentar pássaros e peixes.
Eles são nojentos para muitos indivíduos, mas para outros animais, esses insetos podem ser agradáveis, úteis, suculentos – já que algumas pessoas os consomem – sendo uma fonte de proteína.
Se você está intrigado com o inseto incomum tenebrio, leia com atenção as seguintes seções desta página.
Inúmeras propriedades serão discutidas e você aprenderá até mesmo a criar larvas de farinha. Além disso, você se familiarizará com uma série de peculiaridades. Dê uma olhada abaixo.
Leia ainda; Já ouviu falar do peixe voador? Descubra tudo aqui!
Características do tenébrio
Tenébrio são besouros larvais Tenebrionidae. Os insetos passam por um ciclo completo até atingirem a idade adulta.
Além disso, eles são extremamente úteis para alimentar uma variedade de animais. Os próximos tópicos ensinarão a você a origem, o nome científico e as qualidades visuais das larvas.
Continue lendo para aprender mais!
Origem da designação científica do tenébrio
Tenebrio molitor é o nome científico da larva da farinha. Eles não são vermes e se desenvolverão em besouros pretos ou escaravelhos dois a três meses após a eclosão.
Quando o inseto amadurece e se torna um besouro, ele põe mais de 400 ovos.
Eles são originários da África e se espalham pela Europa e outras partes do mundo, mas a produção econômica do inseto concentra-se no Brasil.
Saiba mais: Descubra curiosidades e a importância do casco de tartaruga
Em outras palavras, a indústria de alimentação animal apresenta a maior oportunidade para indivíduos que criam gado.
Isso ocorre porque o valor nutricional do tenébrio o torna uma excelente fonte de alimento para pássaros, répteis, pequenos mamíferos e macacos.
Características estéticas
Os tenébrios tem uma aparência bem diferente dos besouros adultos. Eles têm pernas presas a cada um dos três segmentos do tórax, a saber, o proto, o meso e o metatórax.
Além disso, eles têm um exoesqueleto quitinoso que os protege e os apóia contra o atrito.
Além do tórax e das pernas, os larvas de farinha têm uma cabeça e um abdômen longo com nove segmentos.
A nona seção é onde o ‘espinho’ está localizado. Porém, é no abdômen que a larva armazena a gordura gerada pelos alimentos que consome, necessária para que o tenebrium suporte a transição para a fase adulta.
Confira aqui: Quantos anos vive um gato?
Habitats naturais e fontes de alimentos
O tenebrio é prevalente em áreas secas e é mais frequentemente detectado em cereais e farinhas.
Além disso, é encontrado na natureza sob rochas e madeira em decomposição. Essas criaturas geralmente subsistem de farinha, grãos, folhas e vegetais em decomposição.
Se você deseja criar larvas, pode alimentá-las com ração para coelhos, cevada, farelo de trigo ou ração para pintinhos.
Essas farinhas podem ser combinadas e colocadas em uma caixa de plástico para criar um substrato, que funciona como uma casa e fonte de alimento para os insetos.
A procriação e o ciclo de vida do tenébrio
O besouro preto, como borboletas e mariposas, tem um ciclo de vida de quatro estágios. O primeiro ocorre durante o processo de incubação do ovo.
Em seguida, vem a segunda fase, durante a qual o tenébrio assume a aparência de um verme. Isso pode ser desconcertante para alguns e pode até induzir repulsa, mas eles estão completamente seguros.
A metamorfose é o terceiro estágio, durante o qual o animal se transforma em pupa. A idade adulta é o estágio final.
O besouro preto aparece nele. Cada ciclo pode durar até quatro meses. Além disso, quando se transforma em um besouro, o inseto pode colocar de 400 a 1000 ovos antes de morrer.
Veja também: Quer saber como cuidar de papagaio? Confira algumas dicas importantes
Consequências e significado ecológico
O Tenebrio molitor é um organismo extremamente útil na natureza. Este inseto desempenha um papel único na ecologia porque espalha doenças que se acredita reciclar nutrientes.
Vírus, protozoários, fungos, helmintos e bactérias são patógenos que se alimentam de matéria em decomposição, como folhas, vegetais e fezes, bem como de animais mortos.
No entanto, certas espécies de tenebrionídeos podem ser uma praga significativa para as lavouras. Isso ocorre porque eles são encontrados em moinhos de grãos e depósitos de grãos, grãos, farinha e farelo.
É comum encontrá-los nos estágios larvais e adultos, consumindo tudo o que encontram.
Tipos de tenébrio mais conhecidos
Existem inúmeras espécies de tenebrios em todo o mundo. Porém, o Tenebrio molitor e o enorme tenebrio são os mais conhecidos (Zophobas morio).
Essas são as variedades mais conhecidas porque fornecem alimento para uma variedade de criaturas, incluindo insetos, répteis, pássaros e peixes.
Vamos ver a seguir mais detalhes, além das variedades mais comuns de tenebrios, bem como suas características principais.
Saiba mais: Será que uma Calopsita fêmea consegue cantar? Descubra!
Tenébrio comum (Tenebrio molitor)
Tenebrio molitor, às vezes conhecido como “tenebrium comum”, é a forma mais comum de percevejo encontrada no Brasil.
Eles são encontrados em áreas rurais, florestas em decomposição, ninhos de pássaros e sob rochas. Eles preferem a escuridão e se reproduzem rapidamente.
Ovos de besouro são confundidos com partículas de alimento quando são colocados em trigo e cereais. Mesmo como larvas jovens, são extremamente difíceis de identificar.
Isso ocorre até que atinjam um determinado tamanho. Apesar de suas estranhezas, esses tenebrios são bastante simples de construir e têm uma infinidade de aplicações. Por isso, vale a pena investir nesses insetos.
Leia ainda; Conheça os tipos de cágados e quais espécies pode ter em casa
Tenébrio gigante
Esta espécie de larva também é cultivada comercialmente e pode atingir um comprimento de 4 a 5 cm. Os produtores gostam particularmente de larvas gigantes, ou Zophobas morio.
São, no entanto, amarelados e longos, semelhantes aos tenebres típicos.
Uma das principais vantagens de criar essas criaturas é seu custo mínimo de manutenção. Essa é uma das razões pelas quais o tenebrium gigante é extremamente popular entre as pessoas que investem na criação de insetos.
Tenébrio do amendoim
As larvas do tenébrio do amendoim, ou Palembus dermestoides, são extremamente pequenas, variando em tamanho de 1 a 10 mm.
Quando adultos, eles se desenvolvem em pequenos besouros que medem aproximadamente 5 mm de comprimento e não têm a capacidade de voar, o que torna a reprodução ainda mais fácil.
São denominados tenébrio do amendoim pelo fato de consumirem esse tipo de alimento. A espécie também é conhecida como inseto do amendoim, besouro japonês e dragão da lua.
Normalmente, eles são comprados para complementar a dieta de peixes ornamentais, pássaros e répteis.
Esses insetos são sugeridos devido ao seu teor de vitamina E. Como resultado, são extremamente benéficos para a saúde dos animais que os consumirão.
O que achou desse conteúdo? Se foi útil, então compartilhe em suas redes sociais!
Veja mais: Veja as melhores dicas para criar um furão de estimação