Saiba o que fazer quando tem um filhote de cachorro chorando muito

O choro é uma técnica para o filhote de cachorro se conectar com as mãe. Mas o que fazer?

Quando isso acontece dentro de nossa casa, ainda mais tarde da noite ou pela manhã, pode se tornar um problema.

Veja como você pode confortar um cachorrinho que chora bastante, aprenda com nossas dicas!

Cada filhote de cachorro, independentemente da raça, faz vocalizações repetidas e agudas para se comunicar com sua mãe. Isso é conhecido como choro.

Mesmo que a mãe esteja longe, é a melhor maneira de se comunicar e ser atendido. O verdadeiro problema surge quando esse chamado persiste durante a infância, mesmo depois que o filhote foi desmamado e adotado.

A primeira coisa a se pensar é o que está fazendo aquele cachorro chorar. Em nossa casa, esses gritos costumam ocorrer quando deixamos o filhote sozinho.

Muitas pessoas ainda acreditam que a melhor coisa é “deixar ele sozinho chorando, pois ele vai aprender e desistir”.

Aprenda sobre os motivos que faz o filhote de cachorro chorar

Coloquemo-nos na pele do filhote de cachorro. Você está em um ambiente desconhecido que o deixa desconfortável.

Porém, há alguém com você que está brincando, interagindo e distraindo você. Como resultado, em vez de se concentrar no medo, você fica mais sereno e relaxado.

Agora que a pessoa saiu da sala, você está sozinho, sem um brinquedo e nada com o que interagir. Você está nervoso porque não sabe o que vai acontecer.

O medo só está piorando. Você começa a gritar em desespero, implorando para que a pessoa volte para que possa se sentir seguro e calmo como antes.

Eu sei, é um pouco dramático, mas é exatamente esse cenário que um filhote de cachorro vivencia.

Considere o que aconteceria se sua solicitação fosse negada. Ninguém vem em seu auxílio. Você ainda está trancado em seu quarto, apavorado.

As horas passam, mas o terror persiste. No momento, a única coisa que você pode aprender é que não deve confiar em ninguém.

Que você não será atendido, independentemente de suas necessidades. Em psicologia, essa circunstância leva a um tipo de apego conhecido como apego inseguro.

É aquela que, por mais que goste do outro, evita o contato, não demonstra afeto e parece distante, como se estivesse sempre desconfiada.

Essa forma de apego também é observada em cachorros. Sem ser cuidado, o cão se afasta de seu tutor e perde a confiança nele.

Claro, isso é reversível. Deixar o cachorro chorar, por outro lado, não é uma forma de aprendizado positivo. Não, ele não aprenderá a apreciar ficar sozinho dessa maneira.

Leia ainda: Saiba os benefícios da grama de milho para gatos e como plantar

Então, como você impede os filhotes de chorar?

O choro pode ser desencadeado por fome, frio, medo ou alguma outra necessidade não atendida. Em primeiro lugar, devemos compreender a natureza do requisito.

Alimente-o se ele estiver com fome. Faça aquecimento se ele estiver com frio. Verifique se você está se sentindo inseguro. Forneça a ele o que ele precisa.

“Mas então ele se virará como um cachorrinho mimado e chorará para pedir o que quiser”, você pode pensar.

É aí que reside o maior erro da teoria do comportamento animal. Dar ao cachorro o que ele precisa é uma forma de conforto.

Mas simplesmente dar a ele o que ele quer quando ele pede o encoraja a chorar ainda mais.

A ideia é antecipar seu pedido entendendo as necessidades básicas do filhote de cachorro. Se você sabe que ele odeia ficar sozinho, coloque-o em uma sala.

Mantenha a porta aberta, coloque um tapete, mordedores, ursinhos de pelúcia e outros itens de que ele goste.

Ele ficará completamente entretido. Se ele não ficar, ele tem a opção de vir atrás de você sem ter que chorar.

Veja também: Conheça os diferentes tipos de pelagem de cachorros e gatos

Mas como você pode fazer seu cachorro dormir sozinho na cozinha sem chorar?

Faz parte da nossa cultura querer que o cachorro durma ao ar livre ou em um local fácil de limpar, como a cozinha ou a lavanderia.

Normalmente, o cão fica solto e pode brincar o dia todo, com a expectativa de dormir tranquilo na lavanderia à noite, sozinho e sem brinquedos.

Nenhum animal social (como cães ou pessoas) será capaz de lidar com essa mudança abrupta da realidade.

Sim, o cachorro pode ser ensinado a dormir sozinho na cozinha. No entanto, é necessário, mesmo que não seja imposto.

O primeiro passo é demonstrar que estar na cozinha, no estilo dele, é bem legal. É aqui que ele deve trabalhar para obter as coisas que deseja. Ele pode até ser ensinado a ir ao banheiro quando quiser.

O que não pode acontecer é que a cozinha se torne um local de “punição”. Então, ele vai querer evitar ir para lá tanto quanto possível.

Em vez de ignorar ou punir o cachorro por chorar (nunca faça isso!), demonstre o que você quer que ele faça apontando para algo de que ele goste.

Se ele chorar para ir para o sofá, mas você não quiser, sente-se no chão com ele e brinque. Você estará demonstrando onde é o melhor lugar para brincar.

Ensinar e elogiar o que é certo é muito superior a lutar por algo que é ruim. Dessa maneira, vai ensinar o seu cachorro da maneira correta, desde filhote.

Se gostou desse conteúdo, compartilhe em seu perfil do Facebook para seus amigos também aprenderem.

Você também pode gostar: Posso dar amendoim para meu gato comer? Descubra aqui!

Avalie esse artigo! post

Deixe um comentário