Será que gato pode tomar banho? Saiba mais sobre a higiene dos bichanos!

O gato é famoso por sua independência e liberdade. Como resultado, muitos donos não se preocupam se o gato toma banho, pois o animal passa longos períodos de tempo se lavando com lambidas cuidadosas.

O “banho do gato” é suficiente para limpar o animal de estimação ou o gato que precisa de banho?

Expandimos o assunto apresentando cinco conceitos errôneos e realidade sobre limpeza de bichanos!

1 – Mito ou verdade que gato é o único que toma banho?

Verdade! Mesmo no banho, ele sabe se cuidar. Os tutores estão acostumados a ver seus gatos se lamber, porque o gato se lava com a chamada “autolimpeza”.

Qualquer um que já foi lambido por um gato sabe como sua língua é áspera. Isso ajuda na limpeza felina, eliminando poluentes e pelos mortos do corpinho do animal.

No entanto, se seu gato está se lambendo excessivamente, você deve consultar um veterinário. Algumas doenças e parasitas, como pulgas e carrapatos, geram desconforto nos animais de estimação, fazendo com que lambam excessivamente, o que pode ter efeitos importantes para a saúde.

Leia ainda: Dicas para limpar a gaiola de passarinho corretamente – Confira!

2 – Posso dar banho no gato uma vez por semana?

Mito! Os gatos, como todos sabemos, podem se limpar com suas conhecidas lambidas. Então, você pode dar banho em um gato, mas apenas de vez em quando.

Os especialistas defendem dar um banho mais profundo no bichano de vez em quando para remover quaisquer poluentes que tenham se acumulado.

“A sujeira do ambiente se fixa à pele e ao pelo, causando coceira e, como resultado, distúrbios dermatológicos”, diz o Dr. Tuany Fialho, veterinário.

Como resultado, tente dar um banho em seu companheiro peludo de vez em quando para mantê-lo saudável.

3 – Dar banho no gato pode ser estressante muitas vezes

Esse não é o caso, conforme explica o Dr. Tuany: “Na verdade, tudo depende da adaptação.” “Por ser um animal que não toma banho com frequência, fica mais estressado durante a operação”, completa.

Como o gato não está acostumado a tomar banho e não está acostumado a estar na água, a prática pode ser exaustiva para ele. Algumas medidas devem ser tomadas aqui:

A água deve estar sempre morna: isso não só permite um contato mais fácil com o animal, que prefere um banho mais quente, mas também ajuda a prevenir doenças e infecções.

Como os gatos são muito sensíveis a cheiros, é sempre uma boa ideia levar seu filho de quatro patas a uma loja de animais de estimação de boa reputação, como o centro de beleza de animais.

Dar banho em um gato também é um recurso vital para manter a beleza do pêlo, especialmente quando combinado com outras técnicas de cuidado, como alimentar e escovar os pelos.

Veja também: Caixa de areia para gatos: veja 5 dicas imperdíveis para limpar corretamente

4 – O gato despreza a água?

Esse não é o caso. Um gato, ao contrário de um cachorro, tem pouca simpatia por água e raramente brinca na piscina ou na chuva. Pensa-se mesmo que esta antipatia remonta às origens felinas.

“Os gatos provavelmente são originários do Oriente Médio, onde existem inúmeros desertos.” “Como resultado, eles não estão familiarizados com a água”, explica o Dr. Tuany.

Apesar disso, um gato entrará na água se for necessário, como para caçar ou atravessar um rio.

5 – Dar banho em um gatinho não é uma boa ideia?

Mito! Na verdade, pesquisas mostram que é ideal oferecer experiência com a água para um gato o mais rápido possível para que ele se acostume.

Isso tornará o banho mais conveniente no futuro. O Dr. Tuany observa: “O objetivo é fazer com que o animal de estimação seja usado desde filhote”.

Se você está se perguntando com que idade um gato pode tomar banho, a resposta é que isso pode começar aos três meses de idade. “Já é aconselhável começar a aclimatar aos banhos a partir dos dois meses”, conclui o especialista.

O gato acabará se acostumando com a água se você usar água morna e fizer o tratamento em um ambiente calmo e sem ruído.

Então, suas dúvidas sobre se um gato toma banho foram dissipadas ou não? Não se preocupe se você não sabe dar banho em um gato. Procure um dos salões especializados que oferecem esse tipo de serviço.

Confira ainda: Obesidade de Gatos: saiba como um veterinário pode auxiliá-los na perda de peso

Avalie esse artigo! post

Deixe um comentário