Essa enorme e conhecida cobra surucucu pico-de-jaca é dona de um poderoso veneno, o qual tem capacidade de matar rapidamente.
Confira nesse artigo, mais curiosidades e todas as características mais marcantes desta espécie de cobra.
Você alguma vez já viu uma cobra surucucu pico-de-jaca?
Freqüentemente encontramos cascavéis e jararacas em documentários, notícias e reportagens sobre cobras grandes e mortais.
O que muita gente não sabe, porém, é que existe uma cobra maior e tão venenosa: surucucu pico-de-jaca.
Considerada a maior cobra venenosa da América do Sul, seu veneno pode matar um adulto rapidamente, além de agir quase imediatamente em vítimas menores.
Este artigo contará a você as principais qualidades da cobra surucucu pico-de-jaca e o fascinará com os mitos e lendas contadas pelas comunidades que vivem próximas dela. Você está curioso? Dê uma olhada no conteúdo abaixo!
Veja ainda: Será que gato pode tomar banho? Saiba mais sobre a higiene dos bichanos!
Veja todas as características da cobra surucucu pico-de-jaca
AO surucucu pico-de-jaca possui traços distintos que o distinguem como uma cobra única, mas também perigosa.
Abaixo estão algumas das características mais salientes das espécies, incluindo alimentação, reprodução e habitat.
Origem do nome surucucu pico-de-jaca
É cientificamente conhecido como Lachesis Muta e é um membro da família Viperidae. “Muta”, que significa muda em latim, alude à vibração criada por sua cauda, que é comparável ao som da cascavel.
É comumente referido como pico-de-jaca devido às suas escamas que lembram a casca da jaca. Além disso, algumas localidades se referem a ele como surucutinga ou surucucu-de-fogo.
Por trás de seu nome está também um conto que pretende ser uma homenagem às Moiras Clotho, Lachesis e Atropos, as três irmãs da mitologia grega que escolheram o destino de mortais e deuses.
Leia mais: Saiba como escolher o aquário certo para sua tartaruga – Descubra!
Características estéticas da surucucu
A cobra surucucu pico-de-jaca tem cores que se mesclam com galhos e folhas secas, que vão do marrom claro ao escuro, com pontuações negras em forma de losango.
Além disso, são vistas escamas pontiagudas como a casca de uma jaca e uma escama mais alongada em sua cauda.
Essas características auxiliam na identificação. Os machos da espécie podem atingir aproximadamente 2,5 metros de comprimento, enquanto as fêmeas podem atingir aproximadamente 3 metros de comprimento. Não existe cobra venenosa maior na América do Sul com essas dimensões.
Leia ainda: Descubra curiosidades de como funcionam os feromônios de gatos

A distribuição e o ambiente surucucu pico-de-jaca
A surucucu pico-de-jaca é uma espécie de cobra terrestre encontrada em florestas primárias, principalmente na Amazônia e na Mata Atlântica (da Paraíba ao norte do Rio de Janeiro), onde encontra o habitat ideal para a sobrevivência, como esta cobra gosta de configurações mais úmidas.
No entanto, o site Aldeia da Gente informa que algumas cobras dessa espécie foram descobertas próximo a Aldeia (fragmento de Mata Atlântica localizado no Estado de Pernambuco).
De acordo com vários estudos, o desmatamento é o principal motor dessa busca por novos habitats.
Confira ainda: Veja quais são os 7 animais terrestres mais conhecidos no mundo
Comida
A cobra surucucu pico-de-jaca se alimenta de pequenos roedores (ratos, esquilos, cutias) e marsupiais (gambás e sarués), contribuindo para o manejo populacional dessas espécies.
Esta cobra possui um ataque preciso e um veneno altamente forte que mata as células do corpo e deixa suas vítimas com poucas chances.
Para auxiliar na captura de presas, essa cobra também possui uma fossa loreal que funciona como um radar. Esta é uma característica das cobras viperidae; é uma abertura colocada entre os olhos e a narina que permite à cobra perceber as variações de temperatura e, consequentemente, a presença de outros animais.
Leia mais: Saiba quais são as principais vantagens da castração de gato
Comportamento
Embora a surucucu seja considerada um réptil bastante agressivo, ela só atacará se se sentir ameaçada. Durante o dia, quando ela está descansando, ela atacará apenas se alguém a incomodar ou pisar nela.
À noite, essa cobra se torna mais ativa e hostil, e se aproximar de uma cobra tão mortal não é uma ideia inteligente.
Desta forma, sua disposição é alterada pelo tempo e pela grande maioria do instinto protetor das cobras. Se deixado sozinho, a poderosa mordida de jaca pico de jaca não criará nenhuma dificuldade.
O que achou de nosso conteúdo sobre a cobra Surucucu pico-de-jaca? Compartilhe essas informações em suas redes sociais!
Veja também: A curiosidade matou o gato! Saiba como surgiu esse conhecido ditado popular