Tigre é um animal fantástico – Confira 30 fatos curiosos sobre eles!

Quem não conhece o tigre, não é mesmo? Porém, será que você sabe de alguns fatos curiosos envolvendo esse animal? Aposto que não! Quer conferir?

O tigre é um animal asiático e carnívoro. Ele chama a atenção por sua atratividade física, grandiosidade e beleza.

Esta é a maior das oito subespécies animais. O tigre e atrai um grande número de turistas às savanas onde estão situados devido ao seu enorme tamanho!

É um gato muito carismático que é extremamente popular e serve como um símbolo de conservação da vida selvagem.

Na verdade, o animal serve como um símbolo nacional para vários países e empresas. Você está interessado em aprender mais sobre o tigre?

Continue lendo este artigo para aprender sobre suas características primárias, incluindo informações sobre sua aparência física, comportamento, reprodução, habitat e fatos intrigantes! Excelente leitura!

Veja algumas curiosidades físicas interessantes sobre o tigre

O tigre é uma criatura cativante! Se você estiver interessado em aprender mais sobre esta espécie, continue lendo este artigo, pois iremos falar sobre seus principais traços físicos e comportamentais.

Considerado o maior felino existente atualmente

Embora o leão seja considerado o rei da floresta, ele não é o maior dos felinos. O tigre é o maior gato do mundo.

O animal pode atingir comprimento aproximado de 2,2 metros e cauda de mais de 1 metro, totalizando aproximadamente 3,20 metros de comprimento.

Os tigres podem pesar até 300 quilos. No entanto, de acordo com o Guinness Book of Records, o globo já teve um tigre pesando 465 kg!

Seus dentes e garras são colossais e afiados

Os tigres possuem dentes afiados! Seus dentes são bastante poderosos e um tanto tortos.

Além disso, este felino tem as presas mais longas de qualquer felino na terra. Eles podem atingir um comprimento máximo de 10 cm.

O animal é um caçador natural, por isso possui garras extremamente fortes e duráveis.

Eles podem crescer até um comprimento máximo de 8 cm. Na verdade, essa característica torna esse animal extremamente mortal para sua presa.

Sua pupila é redonda

O formato da pupila de um animal é proporcional ao seu tamanho, permitindo que ele determine se é uma presa ou um predador.

Por exemplo, as pupilas do tigre são esféricas. Esta forma de pupila é altamente prevalente em animais altos e caçadores que perseguem suas presas.

Além disso, a pupila do tigre é diferente da dos gatos domésticos. Essa distinção está relacionada ao fato de que os gatos são criaturas noturnas, enquanto os tigres são criaturas diurnas.

Os olhos dos tigres brancos são azuis

Normalmente, os tigres brancos têm olhos azuis. Essa aparência não é causada pelo albinismo, mas por uma variante genética.

A alteração do DNA do animal faz com que o felino nasça com pelos brancos e olhos azuis, mas com um pigmento semelhante ao encontrado nas listras do tigre branco.

Ele é uma raça relativamente rara de tigre, ocorrendo uma vez a cada 10.000 nascimentos.

Suas listras são comparáveis ​​a impressões digitais

Os tigres têm pele listrada nas metades superior e inferior. Para ilustrar, mesmo depois que o pêlo de um animal é raspado, estrias na pele do animal são visíveis devido a um pigmento forte na pele.

Além disso, nenhuma listra de tigre é idêntica e, portanto, serve como impressão digital do animal.

Leia também: Sabia que um gato pode ser o melhor companheiro para seu home office?

Cada um tem seu aroma distinto

Os tigres usam sua fragrância para indicar sua área, caso em que borrifam sua urina rica em odores na vegetação local.

Quando uma fêmea está pronta para acasalar, ela borrifa sua urina ao redor dela para sinalizar aos machos que ela está fértil.

Além disso, embora o olfato do tigre seja relativamente desenvolvido, ele não desempenha um papel significativo na caça de suas presas.

Os tigres são equipados com “câmeras de segurança”

Devido às manchas brancas circulares em suas orelhas, acredita-se que os tigres tenham suas próprias câmaras embutidas. Essas falhas podem substituir os olhos.

Isso dá ao animal a aparência de ser maior e mais vigilante contra um predador que se aproxima por trás. Além disso, essas áreas podem ser usadas para se comunicar agressivamente com os adversários.

Tigre é um animal fantástico – veja 30 fatos curiosos sobre eles! /Créditos da foto: Istockphoto

Os tigres têm uma expectativa de vida de mais de 20 anos

O tigre é um animal de longa vida. O felino pode viver entre 20 e 35 anos na natureza e ainda mais em cativeiro.

Isso ocorre porque o animal está exposto a uma certa quantidade de predadores na natureza, e a comida pode se tornar escassa na área onde vive.

Além disso, com base em dados históricos, descobriu-se que um tigre raramente vive mais de 20 anos.

Seu pênis não parece estar ereto

Quando estimulados sexualmente, os pênis de tigre não ficam eretos. Isso ocorre porque seu pênis é um bastão extra-esquelético localizado dentro de seu corpo.

Devido à anatomia do pênis, ocorre a reprodução sexuada, que oferece inúmeros benefícios para o tigre macho.

Isso porque o cajado ou osso do pênis interfere no processo durante o sexo, impedindo a fêmea de acasalar com outras espécies.

Algumas curiosidades do comportamento de um tigre

Na verdade, existem vários fatos fascinantes sobre o tigre!

E se você acha que esgotou seus conhecimentos sobre essas trivialidades felinas, ainda existem mais algumas que você simplesmente não pode perder. Acompanhe!

Eles perseguem tudo

Os tigres consomem uma grande variedade de presas, de insetos a filhotes de elefantes.

No entanto, ele prefere criaturas enormes, pesando pelo menos 20 quilos, como alces, veados, porcos, vacas, cavalos, búfalos e cabras.

Os tigres podem consumir até 40 kg de carne em uma única refeição e podem enterrar as carcaças de suas presas para retornar para outra refeição mais tarde.

Saiba mais: Conheça a origem do cavalo e a história dos ancestrais até a evolução

Os tigres são capazes de imitar outros animais

Os tigres possuem uma habilidade surpreendente: eles podem imitar o chamado de outros animais. Isso porque eles caçam por meio da imitação.

Esta é uma característica altamente única e fornece uma vantagem significativa para esses animais durante a caça.

Eles atraem animais inocentes para armadilhas com um som de assobio. Javalis, veados e antílopes estão entre suas presas preferidas.

No entanto, eles são incapazes de ronronar

Os tigres são incapazes de ronronar. Isso ocorre porque os ossos do felino são mais flexíveis e estão conectados ao crânio por um ligamento elástico.

Como resultado, apesar de sua capacidade de criar ruídos profundos e assustadores, ele não consegue ronronar.

Por exemplo, o Tigre de Bengala pode emitir um som denominado “chuff”. O gato solta um bufo alegre sempre que seu zelador se aproxima para cumprimentá-lo.

Outros gatos, como leões, leopardos e onças, também não conseguem ronronar.

Eles são considerados mais “gentis” do que os leões

Os tigres são considerados mais gentis do que os leões. Os reis da selva, por exemplo, lutarão até a morte para matar.

Quando um tigre encontra outro durante a caça, eles podem compartilhar a carne.

Além disso, os tigres machos esperam que as fêmeas e os filhotes se alimentem antes de consumir a presa.

Para dar uma ideia de como os tigres se comportam a esse respeito, eles atacam os humanos apenas quando se sentem ameaçados.

Veja ainda: Descubra se é mito que lagartixa come escorpião – Veja e se surpreenda!

Eles são excelentes nadadores

Em comparação com outros gatos, os tigres são excelentes nadadores. Eles têm prazer em nadar em lagoas, lagos e rios.

Tigres foram observados atravessando rios de até 7 quilômetros de diâmetro e nadando até 29 quilômetros em um único dia!

Além disso, esses gatos são capazes de transportar presas através da água e capturá-las em um habitat aquático. Filhotes de tigre são ensinados a nadar por tigresas fêmeas.

Ele tem um sono excelente

Os tigres adoram dormir! Esses gatos podem passar de 18 a 20 horas todos os dias relaxando, dormindo e descansando!

Além disso, os tigres dormem em matagais, pedras, cavernas, gramíneas altas e florestas impenetráveis, bem como ocasionalmente em estradas lamacentas ou arenosas.

Enquanto permanecerem dentro de seu território, eles podem dormir em qualquer lugar, embora os buracos de água rasos sejam seus locais preferidos para dormir.

O processo de reprodução

As tigresas têm um período fértil de aproximadamente cinco dias por ano. Como resultado, a reprodução requer acasalamento várias vezes durante o período de fertilidade.

Após o acasalamento, o período de gestação da prole é de aproximadamente três meses. Além disso, os tigres são capazes de acasalar com outros gatos, como leões.

Leia aqui: Topolino: Conheça tudo sobre esse curioso roedor

Os bebês tigres nascem cegos

Os filhotes de tigre nascem cegos e de olhos fechados. Como resultado, eles dependem totalmente de sua mãe para atender a todas as suas necessidades.

Se a mãe não alimentar ou aquecer adequadamente o tigre recém-nascido, ele pode morrer de fome ou até mesmo de frio.

Devido à necessidade de caçar da mãe, o filhote tigre não consegue escapar devido à sua cegueira, impedindo-o de se tornar alimento de predadores.

Os filhotes conhecem a mãe com base no cheiro dela

Filhotes de tigre reconhecem sua mãe pelo cheiro durante seus primeiros dias de vida devido à sua cegueira.

Essa capacidade é resultado do que é conhecido como “odor característico”. As substâncias envolvidas nesta comunicação são excretadas na urina ou nas secreções das glândulas.

Devido à natureza volátil desses compostos, eles podem se espalhar para outros membros da mesma espécie.

Os machos são capazes de devorar filhotes

Tigres machos são capazes de comer sua própria prole. Isso ocorre quando o filhote apresenta um comportamento incomum ou tem uma deficiência física.

Os machos também podem matar seus filhos em resposta à fome ou a uma nova oportunidade de acasalamento.

Além disso, os tigres machos podem matar os filhotes de outros tigres quando estão com fome.

Confira mais: Você sabe quantos anos pode viver um gato doméstico? Descubra!

Veja mais curiosidades sobre o tigre

Você ficou surpreso com as informações fornecidas até agora sobre o tigre?

Portanto, continue lendo este post para aprender mais sobre o felino, incluindo sua subespécie, a origem de seu nome e seus habitats! Vamos conferir!

Leva o nome de um rio

Tiger é derivado do nome de um rio. O termo “tigre” foi derivado da frase persa “de tigra”, que se traduz como “o rio rápido”.

A frase surgiu como uma comparação entre os rios Tigres e Eufrates. Outras línguas emprestaram e alteraram a forma suméria.

A palavra persa “tigre” também pode significar “afiado”, “flecha” ou “afiado”. Assim, o nome do felino foi dado em referência à habilidade de salto do tigre.

Saiba também: Saiba tudo sobre as cores da raça de cachorro Lulu da Pomerânia

Existem seis subespécies existentes

Existem agora nove subespécies de tigre reconhecidas, mas três delas estão extintas. Além disso, todas as outras subespécies estão em perigo.

As subespécies são distintas umas das outras. Eles variam em termos de cor, tamanho e habitat.

Javar, Bali e tigres do Cáspio estão todos extintos. O tigre de Sumatra, o tigre do Sul da China e o tigre malaio são os outros tigres que existem, mas estão ameaçados.

Outras subespécies encontradas no norte da Ásia incluem o Tigre Corbett, o Tigre de Bengala e o Tigre Siberiano.

Sua saliva é um curandeiro natural

Um fato fascinante sobre o tigre é que sua saliva é capaz de curar! Isso porque a saliva desse felino é antibacteriana, o que a torna ideal para desinfetar feridas e prevenir infecções.

É importante notar que a língua do tigre é revestida de protuberâncias pequenas, ásperas e pontiagudas que lembram ganchos.

Este traço final dá à língua do animal uma sensação áspera, que ajuda a raspar a pele e as penas de sua presa.

Leia ainda: Veja nosso guia completo de como cuidar de periquito

Tigre um animal fantástico – veja 30 fatos curiosos sobre eles! /Créditos da foto: Istockphoto

O xixi de um tigre tem um odor distinto

O xixi do tigre tem um aroma estranho, semelhante a pipoca com manteiga. De acordo com um estudo publicado, esse odor é causado por uma molécula chamada 2-AP.

Quando um tigre urina, o líquido é absorvido pelo pé e pela cauda do tigre, criando um rastro de fragrância atrás dele.

Este produto químico é idêntico ao que confere aroma e sabor à pipoca fresca.

Tigres não sentem o sabor doce

Os tigres não sentem sabor doce. Isso se deve ao fato de que os genes do receptor do sabor doce são defeituosos.

Além disso, este felino tem a capacidade de sentir o gosto de substâncias que os humanos não conseguem, como o trifosfato de adenosina (ATP), uma substância química encontrada no corpo humano.

Os genes dos tigres que detectam o sabor doce são defeituosos e são incapazes de construir um receptor após o nascimento.

Confira aqui: Cachorro idoso – Saiba quais os sinais da idade e todos os cuidados

Como sobreviver a um ataque de tigre

O primeiro passo para sobreviver a um ataque de tigre é manter a compostura e se retirar gradualmente.

A melhor situação é evitar olhar o animal nos olhos e resistir à vontade de fugir. Para evitar ataques, alguns indivíduos na Índia, por exemplo, usam máscaras com os olhos nas costas.

Outra estratégia para sobreviver a um ataque é fazer barulho. Isso os obriga a fugir para uma distância segura.

Eles são capazes de velocidades tremendas

Os tigres são criaturas extremamente rápidas. Esses gatos têm uma velocidade máxima de mais de 60 quilômetros por hora.

Essa habilidade é resultado de suas patas, que são extremamente fortes e permitem que eles corram em alta velocidade por longas distâncias.

A velocidade do tigre aumenta à medida que ganha impulso. Os tigres correm bem devagar em curtas distâncias e podem ser vistos espreitando pássaros.

Apesar de sua incrível velocidade, o tigre não é o corredor mais rápido do Animal Kingdom.

Veja também: Surucucu pico-de-jaca – Saiba tudo dessa cobra gigante e venenosa

Os humanos são seu principal adversário

A principal ameaça aos tigres é a caça ilegal. Eles foram caçados para fins comerciais. Seus ossos são utilizados na produção de bebidas e pastas terapêuticas.

Sua pele é utilizada para envolver itens ornamentais e móveis em estofados.

Embora o comércio internacional de tigres tenha sido proibido em 1987, o comércio ilegal persiste, colocando a espécie em perigo.

Existem inúmeras histórias e lendas sobre o tigre

O tigre aparece na mitologia e é reverenciado por uma ampla variedade de culturas. Este felino é um dos doze animais do zodíaco chinês na China.

Ele é frequentemente referido como um emblema terrestre e rival do dragão chinês. O lobisomem ocupa o lugar do lobisomem no folclore asiático.

Na Índia, essas criaturas são consideradas feiticeiros malévolos. No entanto, eles são considerados bons animais na Malásia e na Indonésia.

Leia mais: Saiba o que Hamster pode comer – Descubra aqui!

Eles são animais que habitam uma variedade de habitats

Os tigres habitam uma ampla variedade de ambientes. O animal habita florestas, florestas úmidas e estepes geladas. O felino está amplamente disperso na Ásia.

No entanto, é encontrada em vários lugares do mundo, tanto na natureza como no cativeiro.

O Tigre de Bengala, por exemplo, está localizado nas florestas e savanas do Nepal e da Índia e é o animal nacional do país.

Existem mais tigres em cativeiro do que em liberdade

No momento, existem aproximadamente 4.000 tigres na natureza e aproximadamente 8.000 em cativeiro. Numerosos tigres são mantidos ilegalmente em cativeiro.

Tigres, por exemplo, foram criados em uma casa na China.

Três tigres teriam sido aprisionados em gaiolas individuais e mantidos em completa escuridão. Além disso, existem instalações licenciadas pelo governo federal para confinamento.

Se gostou desse conteúdo, compartilhe em suas rede sociais como Facebook ou Instagram!

Confira ainda: Cachorro “Salsichinha” ou Dachshund Arlequim – Saiba tudo da raça!

Avalie esse artigo! post

Deixe um comentário