Você vai concordar comigo, que a beleza das aves é de encher os olhos, não é mesmo? Nesse artigo, vamos mostrar as principais espécies, confira!
Além do visual, elas também são capazes de fascinar pelos cantos que produzem. Conheça tudo sobre essas formidáveis aves e suas curiosidades.
Os pássaros são os animais mais bonitos do planeta, e seu canto, beleza ou ambos encantam a todos.
O Brasil possui uma grande diversidade de aves, com mais de 1900 espécies somente no país e mais de 10.000 espécies em todo o mundo.
Neste post, você aprenderá sobre algumas das aves mais populares do Brasil e também sobre algumas das espécies menos conhecidas do país.
Descubra quais deles podem ser criados em casa, se é necessária autorização do IBAMA e informações sobre aves silvestres e espécies ameaçadas de extinção.
Espécies de aves brasileiras mais populares e suas características
Os pássaros brasileiros hipnotizam por uma variedade de razões, incluindo sua beleza, canto, força e talvez uma combinação dos três.
As principais qualidades de algumas das aves mais populares do Brasil estão listadas abaixo.
■ Beija-flor
O beija-flor (Trochilidae) é a menor ave do mundo, mas desempenha um papel vital na ecologia.
Transporta o pólen de uma flor para outra e assim auxilia na polinização graças ao seu bico longo e estreito, que permite chegar ao interior das flores.

Nas Américas, onde o Beija-flor é nativo, existem mais de 300 espécies de beija-flores, com o Brasil respondendo por mais da metade delas.
Confira aqui: Curiosidade sobre o gato anão – Conheça tudo sobre a menor raça desses bichanos
■ Águia
A águia pertence à família de aves de rapina Accipitridae, o que significa que ela caça e se alimenta de outros animais, principalmente de filhotes de animais enormes.
Este pássaro possui excelente visão, garras fortes e um bico curvo que auxilia na caça, o que o torna sinônimo de força.
A harpia (Harpia harpyja), maior águia das Américas e também conhecida como harpia, pode ser encontrada no Brasil.

Pode ser encontrada na Amazônia e na Mata Atlântica, porém a espécie está ameaçada de extinção.
■ Carcará
O Carcará (Caracara plancus), uma ave de rapina semelhante ao falcão encontrada em todo o Brasil, é uma ave de rapina comum que pode ser encontrada em uma variedade de ambientes, incluindo áreas urbanas.
Come insetos, pequenos mamíferos, especialmente animais jovens e moribundos, bem como carniça.

O carcará se parece com um abutre em vôo, mas pode ser diferenciado por manchas claras nas pontas das asas e pela cor da cabeça.
Plumagem marrom ou preta, cabeça branca com pluma preta, pescoço branco e tarsos amarelos caracterizam as aves adultas.
Leia ainda: Tire suas dúvidas se pode ficar com o coelho no colo – Saiba mais!
■ Bem-te-vi
O Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) é uma ave comum no Brasil, com 11 espécies diferentes.
O canto desse pássaro soa como “bem-te-vi”, daí seu nome. Possui também outras características distintivas, incluindo dorso e asas marrons, ventre amarelo, pescoço branco e cabeça listrada em preto e branco, que auxiliam na identificação.

Apesar de suas semelhanças, as muitas espécies do Bem-te-vis brasileiro possuem características distintas, incluindo tamanho, cor, canto e até mesmo bico.
■ João-de-barro
O João-de-barro (Furnarius rufus) recebe este nome pela forma do seu ninho, que tem a forma de um forno de barro.

De Minas Gerais e Mato Grosso à Argentina, a espécie pode ser encontrada no Brasil. Este pássaro pode ser encontrado em campos e pomares, bem como em cidades.
O joão-de-barro é um minúsculo tordo que se alimenta de insetos, larvas, moluscos e sementes. Sua plumagem é terrosa, com cauda avermelhada e mancha branca do pescoço ao ventre.
Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Veja também: Quanto custa um gato Chartreux? Descubra tudo sobre a raça aqui!