Topolino: Conheça tudo sobre esse curioso roedor

Alguma vez ouviu falar do rato Topolino? Acompanhe a leitura deste artigo, para saber tudo sobre ele, além de dicas importantes se pretende ter um em sua casa! Confira!

Topolino é o menor rato do mundo. Com apenas 13 cm de altura e uma disposição extremamente social, esse animal causou sensação nos Estados Unidos e na Europa.

Os japoneses começaram a criar Topolino em cativeiro no início do século XVIII. No entanto, foram os ingleses que estabeleceram a raça como animal doméstico na década de 1880.

O aspecto de Topolino é incomum, pois pode ser inteiramente branco ou ter pelagem preta e branca, marrom e branca ou cinza.

Você saberá quanto custa manter seu ratinho, cuidar da sua saúde e higiene e muito mais aqui!

Saiba quais são as características do camundongo Topolino

Os topolinos são principalmente de cor branca, com orelhas enormes e olhos pequenos. Topolino, como muitos roedores, é noturno, mas se adapta prontamente a viver com humanos.

Continue lendo para aprender mais sobre a aparência, pelagem, tamanho, longevidade e outras características deste rato doméstico.

Saiba ainda: Será que uma Calopsita fêmea consegue cantar? Descubra!

Aparência do roedor Topolino

Orelhas arredondadas, olhos pequenos, nariz pontudo e cauda longa. Estas são as características mais marcantes deste ratinho. A audição e o olfato do roedor são superiores. Sua visão, por outro lado, é nebulosa.

Topolino é morfologicamente semelhante ao rato comum, mas sua cauda é delgada, sem pelos e normalmente rosa, com pontinhos pretos ocasionais.

Esses ratos são extremamente delicados e rápidos. Como resultado, eles devem ser manuseados com cuidado para evitar pular das mãos do tutor e cair caso se sintam ameaçados.

A pelagem

Topolino é tipicamente branco, mas pode ter uma pelagem listrada coberta com manchas marrons, cinza ou pretas. A variedade mais prevalente no Brasil é a preta e branca.

No entanto, os tutores já estão interessados ​​em combinações de cores como branco e marrom ou cinza e preto.

O pelo de Topolino não muda. Se seu pelo caiu ou está completamente sem pelos, ele pode estar doente. A escabiose é uma doença muito frequente que atinge apenas uma parte do corpo.

Em qualquer caso, é uma boa ideia levá-lo a um veterinário de animais exóticos nesse cenário.

Saiba mais: Conheça os tipos de cágados e quais espécies pode ter em casa

Dimensões, peso e vida útil

Os topolinos adultos variam em comprimento da cabeça à cauda entre 8 e 13 cm e pesam entre 10 e 20 g. Quando os bebês nascem, eles são do tamanho de uma semente de feijão.

A vida útil é de um ano, podendo estender-se a dezoito meses, dependendo da higiene e dos cuidados de saúde do tutor.

O exercício é uma das práticas que podem ajudar o roedor a ter uma vida mais longa. O estado de Topolino exige que ele queime energia para evitar o estresse.

Brinquedos como a roda de fiar, os túneis e as escadas são necessários para a atividade cotidiana.

Veja também: Quer saber como cuidar de papagaio? Confira algumas dicas importantes

Comportamentos dos ratos domésticos

Topolino, que está sempre muito ocupado, gosta de ser desviado com brinquedos de plástico para roedores, como rodinhas, escadas e túneis. Junto com o equipamento de exercícios, é fundamental fornecer materiais na gaiola, como pedras minerais, que ajudam o rato a desgastar seus dentes, que crescem a uma taxa constante.

Este rato, de grande equilíbrio, é originalmente noturno, mas logo se adapta ao manuseio, tornando-se manso, gentil e altamente interativo.

Topolino estabelece sua orientação esfregando o bigode nas paredes. Este rato é extremamente rápido e ágil, e também possui uma grande resistência ao cansaço.

Reprodução do Topolino

Aos 45 dias de idade, Topolino atinge a maturidade sexual. A gravidez dura entre 19 e 21 dias, e as ninhadas contêm entre três e oito filhotes.

O Topolino se reproduz de cinco a seis vezes ao ano e pode ser desmamado aos 21 dias.

Machos e fêmeas são distinguidos por meio do exame visual dos órgãos genitais e do ânus. Os machos têm um espaço três vezes maior entre esses dois do que as fêmeas.

Para determinar se uma fêmea está grávida, é fundamental verificar seus mamilos, que se expandem rapidamente.

Leia ainda: Veja as melhores dicas para criar um furão de estimação

Avalie esse artigo! post

Deixe um comentário